Folha de S. Paulo


Exposição do MIS revela passado da pioneira revista suíça 'Camera'

Reprodução
Registro de 1932 feito pelo fotógrafo russo Alexander Rodchenko para a revista
Registro de 1932 feito pelo fotógrafo russo Alexander Rodchenko para a revista "Camera"

Enquanto a mostra do brasileiro Mauricio Lima se volta a questões presentes no noticiário atual, uma outra exposição que faz parte da programação do Maio Fotografia dedica-se a revelar parte do passado de uma influente publicação suíça de fotografia.

"Revista Camera - A Fotografia dos Séculos 19 e 20" traz um recorte de 219 imagens publicadas no periódico entre os anos de 1966 e 1981, quando o editor americano Allan Porter esteve à frente da "Camera".

Fundada em 1922, em Lucerna, a revista foi pioneira ao exibir, por exemplo, obras de Robert Frank, autor do clássico "The Americans", e de Edward Steichen (1879-1973).

Nos últimos meses, o arquivo, vendido em 2015 para o psiquiatra e professor da Universidade de Zurique Wulf Rössler, foi higienizado e catalogado em Zurique com a ajuda de uma equipe do MIS. Além de negativos, cromos e reproduções, foram preservadas cartas de fotógrafos para o Porter.

Na mostra paulistana, serão exibidas fotos de Sarah Moon, Henri Cartier-Bresson e Larry Clark, entre outros. A "Camera" voltou a ser editada em 2013, após um hiato de 32 anos.

Saiba mais sobre o Maio Fotografia no MIS.


Endereço da página:

Links no texto: