Folha de S. Paulo


Crítica

Peça sobre dilema de pai e filho mostra país na 'banguela'

O imaginário do momento brasileiro de graves instabilidades nos planos institucional e interpessoal alcança um espetáculo centrado na delicada e amarga relação de pai na casa dos 60 com filho autista por volta dos 40.

"Ponto Morto" dói pela franqueza e ternura com que esses dois homens vagam em busca de "um lugar" que os liberte. Nesse "road drama" eles vão da floresta à cidade, e vice-versa. A caminhada desabrocha os porquês, os quereres e as perguntas para as quais não se têm respostas.

O drama de Hélio Sussekind incorpora o espírito lúdico do autor de livros infantojuvenis ao mesmo tempo em que expõe forte travo existencial: é flagrante a adesão beckettiana.

Crescer dói, envelhecer idem. O transtorno do espectro autista em adulto é abordado sob nuances realistas e fabulares feitas com apuro.

Os diretores Camilo Bevilacqua e Denise Weinberg ampliam possibilidades de leitura ao fazer dos atores o pilar do espaço cênico. Os oito metros de diâmetro do piso do Tucarena e o vasto círculo de cadeiras soam na escala intimista substanciada por luz e cenário discretos.

Luciano Chirolli (Humpty, o pai) e Marat Descartes (Dumpty, filho) dialogam de um extremo a outro sem forçar a fala. A ocupação é orbital e o afeto, epicentro.

O pai sente-se sufocado, enxerga no filho uma prisão. Já o abandonara nos primeiros anos de vida, mas voltou. Com a ausência de mãe e avó, coube a ele, enfim, a acolhida masculina. A peça recorta o presente desesperançado após décadas de lida.

Já o menino-homem ama fazer perguntas, encanta-se pelos diminutivos ("Sozinho é diminutivo?", solta essa pérola) e baixa a resistência ao toque nas cenas em que a via do prazer é contraponto, vide o modo como se masturba ou pisa sobre os pés paternos para balançar –imagem-síntese do título.

O poeta Walt Whitman diria que não há dada maior ou menor que um toque. Os criadores sabem que o segredo mora nos detalhes. Tudo está por transbordar. Tudo é limiar na coragem de Descartes em assumir os esgares, os dedos contraídos, o choro em posição fetal. E de Chirolli ao encarar a jornada de desvios violentos, anímicos e físicos.

Enquanto isso, na perigosa "banguela" da realidade, a nação patriarcal e os filhos em transe padecem de suas deficiências.

*

"PONTO MORTO"
QUANDO hoje, às 18h, última apresentação desta temporada
ONDE Tucarena, r. Monte Alegre, 1.024, Perdizes, tel. (11) 3670-8455
QUANTO R$ 70 (sex.) e R$ 80
CLASSIFICAÇÃO 12 anos


Endereço da página:

Links no texto: