Folha de S. Paulo


Festival de Cannes é acusado de retocar foto de Claudia Cardinale

Divulgação
Foto original da atriz Claudia Cardinale
Foto original da atriz Claudia Cardinale
Divulgação.(articleGraphicSpace).
Cartaz do Festival de Cannes
Cartaz do Festival de Cannes

A escolha para o cartaz oficial da 70ª edição do festival de cinema de Cannes provocou protestos nesta quarta-feira (29) sobre as alegações de que as coxas e a cintura da atriz italiana Claudia Cardinale teriam sido retocadas para parecerem mais finas.

"Claudia Cardinale deixou cair o tamanho do vestido em um rodopio", disse o jornal francês "Liberátion".

A revista de cultura "Telerama" também questionou a necessidade de retocar a foto de Cardinale. "Enquanto o cartaz é magnífico, a fotografia foi claramente e deploravelmente retocados para tornar as coxas da atriz mais finas. Que pena", disse o veículo.

Nas mídias sociais a reação foi similar, como um usuário do Twitter que escreveu: "Se mesmo Claudia Cardinale não pode representar a beleza sem ser retocada, estamos realmente em apuros".

Aos 78 anos, Cardinale disse em um comunicado divulgado pelo festival que ela estava honrada em aparecer no cartaz para o aniversário de 70 anos do evento.

"Essa dança em um telhado em Roma me lembra uma época em que eu nunca poderia ter imaginado subir os degraus vermelhos do mais célebre festival de cinema do mundo", afirmou a atriz.

Nascida na Tunísia, Cardinale estrelou alguns dos maiores filmes europeus das décadas de 1960 e 1970, incluindo "8½", de Federico Fellini, e "O Leopardo", de Luchino Visconti.

O Festival de Cannes acontece entre os dias 17 e 28 de maio. A lista dos filmes que concorrerão a Palma de Ouro será divulgada no dia 13 de abril.


Endereço da página: