Folha de S. Paulo


Filme confronta sonho e realidade a partir de circo erguido por garoto

Divulgação
Cena do documentário 'Jonas e o Circo sem Lona', de paula Gomes
Cena do documentário 'Jonas e o Circo sem Lona', de Paula Gomes

O confronto entre sonhos e imposições da realidade cotidiana está no centro do documentário "Jonas e o Circo Sem Lona", de Paula Gomes.

Jonas é um garoto de 13 anos que nasceu em um circo itinerante, mas hoje vive com a mãe e a avó, ambas ex-circenses, na periferia de Salvador. Apaixonado pelo universo que conjuga palhaços, malabares, dança e voos no trapézio, o garoto decide criar um circo sem lona no quintal de sua casa durante as férias.

Para isso, reúne amigos para treinar e os dirige com rigor profissional.

Em pouco tempo, o garoto monta um espetáculo, calcula preço de ingresso (criança R$ 1, adulto R$ 2), divide tarefas e cria uma estratégia de divulgação pelo bairro, com a turminha vestida a caráter, anunciando as apresentações em megafone.

Na fronteira entre a infância e a adolescência, Jonas vê toda a excitação da estreia e das sessões que se seguem se esvair na gradual desmobilização dos colegas.

Sozinho, o menino sonha ir viver com o tio, que mantém um circo em outra cidade da Bahia, e se tornar um artista de verdade. Não entende, no entanto, como sua mãe, uma estrela de outrora, possa ser tão contrária ao projeto.

É ela quem, a duras penas, arrasta Jonas de volta para a escola, pela qual demonstra ter pouco ou nenhum interesse. O contexto social da família é de um território de alta criminalidade e de um país que enxerga na redução da maioridade penal uma solução quase mágica.

Ao pontuar esses debates, em breves inserções, o documentário conduz o espectador a inferir sobre a vulnerabilidade do futuro de Jonas, grande temor de sua mãe.

Por outro lado, fica também sugerido que se trata de um modelo escolar engessado e pouco envolvente, impermeável aos interesses particulares dos alunos.

A diretora, de quem conhecemos apenas a voz e as mãos, cultiva um olhar de carinho e de identificação com seu personagem. Para ela, seu exercício cinematográfico é uma empreitada tão pessoal e incerta quanto o circo sem lona mantido por Jonas.

JONAS E O CIRCO SEM LONA

DIREÇÃO Paula Gomes

ELENCO Jonas Laborda, Wilma Macedo, Neide Silva

PRODUÇÃO Brasil, 2015, livre

QUANDO em cartaz

avaliação regular


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