Folha de S. Paulo


Depeche Mode lança novo disco e anuncia shows no Brasil em 2018

Markus Nass/Telekom/Divulgação
Depeche Mode durante show em Berlim na sexta-feira (17)
Depeche Mode durante show em Berlim na sexta-feira (17)

"Nós vamos tocar todos os grandes hits", diz Andy Fletcher, tecladista do Depeche Mode, que anuncia a vinda da banda ao Brasil durante a nova turnê em 2018. Será a primeira visita do grupo desde 1994, quando fizeram dois shows em São Paulo.

"É uma pena termos perdido o show na última turnê [em 2009], mas as circunstâncias não nos permitiram ir. Estamos duplamente determinados a ir agora porque a reação do público na América do Sul é fabulosa. Nós vamos tocar uma seleção de músicas de toda a nossa história."

O novo álbum da banda, "Spirit", foi lançado na última sexta-feira (17) e é o 14º do grupo. O que o diferencia dos álbuns anteriores são suas letras que funcionam como resposta aos acontecimentos políticos recentes.

"Não somos uma banda política, mas eu acho que o Martin [Gore] perdeu a paciência há alguns anos com o que vem acontecendo e achou que deveríamos dizer algo. Desde que ele escreveu as músicas, o Trump subiu ao poder, o Brexit aconteceu, a Europa está desmoronando e o nacionalismo está em alta, então [o álbum] agora tem mais significado", diz Fletcher.

"Nós não esperamos que grandes coisas aconteçam, só queremos que as pessoas pensem", reage quando indagado sobre que tipo de mensagem ele gostaria de deixar para o público brasileiro com "Spirit".

Quando mencionado o recente comentário de Richard Spencer –o nacionalista americano que ficou famoso por levar um soco durante uma entrevista– sobre o Depeche Mode ser a banda oficial do movimento conservador americano que apoia a supremacia branca, ele ri.

"Aquilo foi muito estranho. Acho que ele é um fã do Depeche Mode, mas quando disse que somos a banda líder do movimento, deve ter sido uma piada dele. Só que acabou sendo bom para nós porque ninguém sabia que estávamos prestes a lançar um álbum em resposta a pessoas como ele. Então tivemos muita publicidade. Estou contente por ter mais um fã."

Fletcher conta que "Spirit" foi gravado em quase metade do tempo que os discos anteriores da banda graças ao novo produtor James Ford. "Terminamos bem mais rápido que os álbuns anteriores. Fizemos este disco em três sessões e uma sessão tem duração de quatro ou cinco semanas. Normalmente demoramos cinco sessões."

Considerado o grupo eletrônico mais popular da história, o Depeche Mode influenciou outras grandes bandas como Arcade Fire, Nine Inch Nails e Pet Shop Boys. "Acho que somos o primeiro grupo eletrônico a ser nominado para o 'Rock And Roll Hall of Fame'. O modo como fazíamos música nos anos 1980 é o modo como todos fazem música agora", relembra.


Endereço da página: