Folha de S. Paulo


Documentário de Leandra Leal é eleito melhor filme no festival SXSW

Bruno Poletti/Folhapress
Leandra Leal na 40ª Mostra Internacional de Cinema de São Paulo, no Espaço Itaú de Cinema
Leandra Leal na 40ª Mostra Internacional de Cinema de São Paulo, no Espaço Itaú de Cinema

O documentário "Divinas Divas", dirigido pela atriz Leandra Leal, ganhou neste sábado (18) o prêmio de melhor filme na categoria de voto popular durante a Mostra Global do festival SXSW (South by Southwest), nos Estados Unidos.

O filme, que chega em junho aos cinemas, narra a história da primeira geração de travestis brasileiros, incluindo nomes como Rogéria, Jane Di Castro, Waléria e Camille K. O documentário marca a estreia da atriz como diretora de cinema.

A história de Leal com as suas personagens vem de muito tempo: quando criança, ela assistia aos shows das transformistas das coxias do teatro Rival, administrado por sua família há três gerações.

"Estávamos concorrendo com o mundo inteiro, com filmes de ficção, e levamos essa. Nós, o único filme brasileiro, dirigido por uma mulher", escreveu a atriz em sua página no Facebook, logo após saber do resultado.

"Muito obrigada a todas as minhas divas por doarem seus talentos, suas histórias e suas vida, e a toda a galera que faz parte desse projeto sonho. Vamos muito mais longe e com muito amor", agradeceu.

O prêmio no SXSW é o terceiro conquistado pelo longa. Ele já havia sido eleito o melhor filme na categoria de júri popular em duas ocasiões: no Festival do Rio e no Fest Aruanda do Audiovisual Brasileiro, realizado em João Pessoa.


Endereço da página:

Links no texto: