Folha de S. Paulo


Discurso pró-diversidade é mote de desfiles da SPFW

Na tentativa de incluir discussões sobre diversidade, as grifes que desfilaram no segundo dia da SPFW miraram os alvos certos, mas não acertaram no cerne das questões.

Primeiro a desfilar, Vitorino Campos levantou bandeiras de paz ao imprimir faixas coloridas contrastando com a inspiração das roupas no universo existencialista dos filmes de Terrence Malick.

O tom politizado, embalado em peças para mulheres urbanas das grandes cidades, perdeu força na prática. Faltou a diversidade de estilos que ele pretendia mostrar.

Ligado ao retrô, Campos aplicou estudos de alteração de modelagem dos anos 1980 e 90, com ajustes elásticos e camisaria ampliada.

Já a Ellus, com seleção de modelos mais diversificada e ampliando o discurso de igualdade, contemplou várias bandeiras na comemoração de seus 45 anos.

Houve 13 modelos negros, dois com mais de 40 anos, antigos tops da marca e representantes da onda "ageless" (sem idade), além de uma variedade de estilos que ainda faz falta nas passarelas nacionais.

Roqueiros, punks e executivos ganharam roupa nova pelas mãos dos estilistas Adriana Bozon e Rodolfo Souza.

A Gig Couture também adere ao movimento pró-diversidade. A estilista Gina Guerra quis criar um guarda-roupa para todos os tipos de mulher, mas, além de pouca variedade de corpos e etnias representadas, poucas terão facilidade para usar silhuetas tão longilíneas e oitentistas.

A ideia vai melhor nos looks esportivos, como os compostos por parcas, calças "jogging" e sobreposições de vestido com calça "flare".

Também especialista em tricô, a grife Lolitta mostrou tramas, construções e modelagens complexas. Os vestidos têm silhueta romântica, mangas volumosas e caimento confortável, quase retrô.

Menos romântica que em temporadas passadas, a PatBo elevou ao patamar de alto luxo o viés "street" do inverno. Tênis combinados a vestidos de veludo molhado e moletons costurados à mão refletem luz e a mão afiada da estilista Patricia Bonaldi.

Sem tanto alarde, a grife Sissa mostrou uma coleção na mesma onda "street" e repleta de estampas. Também desfilaram a grife de jeanswear Two Denim e o estilista paraense Lino Villaventura.

(Colaborou LUIGI TORRE)

*

2º DIA DA SPFW

Vitorino Campos

Sissa

Ellus

Lolitta

Gig

Two Denim

PatBo

Lino Villaventura


Endereço da página:

Links no texto: