Folha de S. Paulo


'Nazaré não me pertence mais', diz Renata Sorrah, que interpretou a vilã

Globo/Divulgação
 Renata Sorrah em cena da novela Senhora do Destino. Ilustrada Divulgação Globo ***DIREITOS RESERVADOS. NÃO PUBLICAR SEM AUTORIZAÇÃO DO DETENTOR DOS DIREITOS AUTORAIS E DE IMAGEM***
A atriz Renata Sorrah como Nazaré Tedesco em cena da novela "Senhora do Destino"

Rio de Janeiro, 1968. Maria do Carmo chega à cidade vinda do Pernambuco e trazendo os cinco filhos. Em meio a um confronto entre manifestantes e policiais, ela aceita a ajuda de uma enfermeira aparentemente inofensiva.

A mulher desaparece com Lindalva, filha recém-nascida de Maria do Carmo, dando início à trama de "Senhora do Destino", novela de 2004 que volta a ser exibida nesta segunda (13) na sessão "Vale a Pena Ver de Novo" (Globo).

A (falsa) enfermeira era Nazaré Tedesco, interpretada por Renata Sorrah depois de uma passagem de tempo.

O tom cômico da personagem logo foi acolhido pelo público. "Ela era uma vilã com muito humor; nada dava certo para ela. Dizia coisas que as pessoas sentiam vontade de dizer. Quem assistia quase se reconhecia", diz Renata à Folha. "E ela fez tantas barbaridades; não tinha ética nenhuma."

Com a novela ainda no ar, Nazaré garantiu seu lugar entre as grandes vilãs da teledramaturgia. A atriz não sabe justificar a popularidade: "É algo imponderável, que você não explica. Não é como somar dois mais dois".

O último episódio de "Senhora do Destino", que definiu o destino de Nazaré, atingiu, em março de 2005, 60 pontos no Ibope (cada ponto equivale hoje a 199,3 mil espectadores). É até hoje considerada a novela mais bem-sucedida dos anos 2000.

Exibida para uma geração consolidada nas redes sociais, os bordões de Nazaré ("tô doidona, alucicreizi", "eu sou boa pra dedéu", "raposa linda, loira e felpuda", entre outros) e as caras e bocas da personagem viraram memes na web.

Reprodução
Meme de Nazaré Tedesco, personagem de Renata Sorrah em
Meme de Nazaré Tedesco, personagem de Renata Sorrah na novela, ganhou repercussão mundial

"Ela foi lançada na internet e virou uma coqueluche, que é um jeito antigo de dizer que virou mania", Renata brinca. A atriz não é adepta das redes sociais e conheceu os memes por meio dos amigos. "Acho divertido. Soube que chegou à Europa e aos Estados Unidos, bombou na eleição do Trump".

Atualmente, a relação de Renata com a emblemática personagem é comedida: "A Nazaré é livre, não me pertence mais, tomou seu caminho. Agora ela anda sozinha", diz.

Tanto desapego pode estar com os dias contados. A personagem está prevista para voltar em "O Sétimo Guardião", novela que Aguinaldo Silva, autor de "Senhora do Destino", deve estrear em 2018.

Com uma linguagem de realidade fantástica, a nova trama promete ter duas bruxas ressuscitando Nazaré. "Ainda não falei com o Agnaldo sobre isso, não sei de nada", desconversa.

Renata não parece ávida a voltar a viver Nazaré, ainda que isso pudesse acontecer no cinema, por exemplo –Aguinaldo já adaptou dois personagens seus, Crô, de "Fina Estampa", e Giovanni Improtta, de "Senhora do Destino", para filmes. "Ela está bem lá nos memes", comenta a atriz.

*

NA TV
Senhora do Destino
Quando seg. a sex., depois da 'Sessão da Tarde', na Globo


Endereço da página:

Links no texto: