Folha de S. Paulo


Documentário 'Nós, Carolinas' registra a força de mulheres nas periferias

Luís Dávila/Vila Imagem
Integrantes do Coletivo Nós, Mulheres da Periferia, que dirige o documentário 'Nós, Mulheres
Integrantes do Coletivo Nós, Mulheres da Periferia, que dirige o documentário 'Nós, Carolinas'

"Quem é essa mulher que levanta todo dia cedo e vai trabalhar? Três horas para ir e três para voltar. E vai estudar. E no fim de semana limpa a casa e ainda cuida dos filhos. E quer namorar, quer tomar uma cerveja também", questiona Regiany Silva, 28, uma das diretoras do documentário "Nós, Carolinas", que tem pré-estreia nesta quarta (8), Dia Internacional da Mulher, às 19h, com entrada gratuita na Galeria Olido.

O documentário foi criado e dirigido pelo coletivo Nós, Mulheres da Periferia, formado por sete jovens comunicadoras. Para chegar até as histórias das quatro personagens que compõem o vídeo, elas entrevistaram cerca de cem mulheres durante oficinas que realizaram durante o projeto Desconstruindo Estereótipos, sobre a representação das moradoras das periferias na grande mídia.

"Muitas mulheres trouxeram a questão do racismo nas falas. Estamos diante de um genocídio da juventude preta", afirma Jéssica Moreira, 25, integrante do coletivo. "Então, quando a gente traz a Renata [Ellen Soares Ribeiro, uma das entrevistadas do documentário], que tem 18 anos e está aceitando seu cabelo, se reconhecendo como mulher negra, a gente acredita que está chegando nas meninas da periferia", completa.

O coletivo Nós, Mulheres da Periferia surgiu em 2014 com o lançamento do site www.nosmulheresdaperiferia.com.br, criado por jovens jornalistas que já trabalhavam juntas no Mural - Agência de Jornalismo das Periferias (www.agenciamural.com.br). A primeira grande ação do coletivo foi uma campanha em que fotografavam mulheres com uma placa com a hashtag "Eu mulher da periferia".

"Quando a gente fala que nossas mães e nossas avós sempre foram feministas por mais que não tivessem esse referencial teórico, é porque estamos falando de um potencial social que existe na quebrada que às vezes não é dito, que fica apagado", diz Jéssica.

Segundo o coletivo, a representação da mulher na grande mídia pode ser reduzida a "uma meia dúzia de caixinhas". "A mulher da periferia sempre aparece como vítima, subalterna, ignorante. A gente quer mostrar que existe diversidade e resistência", afirma Lívia Lima, 30, integrante do coletivo.

O nome do documentário foi inspirado em uma das personagens, Dona Carolina, que tem 93 anos; e também faz menção honrosa à escritora mineira Carolina Maria de Jesus (1914-1977), autora do best-seller "Quarto de Despejo".

"Isso mostra que a gente não está inventando a roda, que esse movimento começou lá atrás e que todas somos Carolinas, cada uma com a sua ferramenta. Estamos escrevendo a história da nossa vida todos os dias", conclui Aline Kátia Melo, 33, integrante do coletivo.

No próximo sábado, dia 11, o filme será apresentado no Centro de Formação Cultural da Cidade Tiradentes (av. Inácio Monteiro, 6.900, Cidade Tiradentes), às 15h, e depois vai rodar por mais três bairros periféricos. Mais informações no site do coletivo.

*

PRÉ-ESTREIA DE "NÓS, CAROLINAS"
QUANDO qua. (8), às 19h
ONDE Galeria Olido, av. São João, 473, tel. (11) 3331-8399
QUANTO grátis
CLASSIFICAÇÃO livre


Endereço da página: