Folha de S. Paulo


Proibida na Venezuela, série sobre Hugo Chávez estreia no Brasil

TNT/Divulgação
Cena da serie
Cena da serie "Hugo Chávez - O Comandante" com Andrés Parra interpretando o venezuelano

O aviso vem antes mesmo de o primeiro capítulo começar: apesar de baseada em fatos reais, a série é uma ficção, os episódios que envolvem as figuras históricas podem não ter acontecido e diversos personagens são inventados.

Essa foi a solução encontrada por "Hugo Chávez - O Comandante", série que estreia nesta segunda (6) na TNT, para amenizar as críticas que recebeu na Venezuela, país governado por Chávez de 1999 a 2013.

Defensores do ex-presidente dizem que a atração produzida pela Sony suja a imagem de Chávez. Entre os críticos estão Nicolás Maduro, sucessor do político, e Marisabel, sua viúva. O Conatel, órgão que regula as telecomunicações venezuelanas, até criou a campanha "Aqui não se fala mal de Chávez" ao proibi-la.

Logo no episódio piloto, que retrata a participação de Chávez no malsucedido golpe militar de 1992, dá para entender a insatisfação dos chavistas.

Nele, o futuro presidente é visto como falastrão e tem uma amante. Também aparece titubeando quando o exército do governo Carlos Andrés Pérez ataca os homens que comandava, dando a entender que se acovardou.

ENTRETENIMENTO

"Estamos fazendo uma história baseada em fatos reais, mas buscamos o drama. É entretenimento", disse o diretor Henry Rivero ao site mexicano Cinepremiere.

E, mesmo longe de Chávez, há muito drama nesta produção de 60 capítulos de 45 minutos de duração, que a TNT exibirá de segunda a sexta.

Em uma cena, no momento em que um soldado é morto, sua mulher está dando à luz no hospital e, em vão, chama pelo marido.

A tarefa de interpretar Chávez coube ao colombiano Andrés Parra (que já havia sido Pablo Escobar em uma novela). Para ficar parecido com o ex-presidente, ele levava cerca de duas horas para que toda a maquiagem fosse feita.

Como a atração acompanha Chávez desde à infância longe da família até os últimos dias no poder, Parra precisou, por exemplo, raspar os cabelos para as cenas sobre o câncer que o venezuelano enfrentou.

Sabendo do interesse que a série ia gerar por falar de uma figura polêmica, não houve muita economia na produção. Filmada na Colômbia, a atração usou mais de 200 sets e investiu em efeitos visuais. Há ainda imagens de arquivo, principalmente em confrontos mais violentos.

*

NA TV
"Hugo Chávez - O Comandante"
QUANDO TNT, seg. a sex., 0h; 14 anos


Endereço da página: