Folha de S. Paulo


U2 é processado por supostamente roubar música para disco 'Achtung Baby'

Steve Marcus/Reuters
Bono (C), guitarist The Edge (L) and bass guitarist Adam Clayton of U2 perform during the iHeartRadio Music Festival at The T-Mobile Arena in Las Vegas, Nevada, U.S. on September 23, 2016. REUTERS/Steve Marcus/File Photo ORG XMIT: TOR322
A banda U2 durante apresentação no festival iHeartRadio Music em Las Vegas, Nevada

O compositor britânico Paul Rose processou a banda irlandesa U2. Segundo a acusação, a banda teria roubado um dos seus trabalhos para uma música do disco "Achtung Baby", sucesso de 1991.

A queixa foi apresentada nesta segunda (27) na corte distrital de Manhattan, nos Estados Unidos, o compositor pediu pelo menos US$ 5 milhões em danos do vocalista do U2, Bono, dos seus companheiros de banda, The Edge, Adam Clayton e Larry Mullen Jr., e também da gravadora Island Records.

O britânico disse ter uma dezena de discos próprios e declarou que o grupo irlandês retirou elementos que dão "assinatura" à sua música registrada "Nae Slappin" para a canção de sucesso da banda "The Fly".

Ouça no deezer

Rose afirmou que deu uma gravação de "Nae Slappin" para a Island em 1989 e que "The Fly" incorporou o seu solo de guitarra e outros elementos, como distorção e uma percussão em "estilo industrial".

Paul Rose - Nae Slappin

Segundo Rose, ouvintes comuns "achariam as músicas substancialmente similares".

Representantes do U2 não se manifestaram sobre a acusação. A Universal, empresa-mãe da Island, também não comentou o caso.


Endereço da página: