Folha de S. Paulo


Com 'Malhação' em SP, criador de 'Castelo Rá-Tim-Bum' faz 1ª novela

Fazer novela não era o objetivo de Cao Hamburger, 54, neste momento da carreira. O criador de "Castelo Rá-Tim-Bum", programa infantil de sucesso exibido pela Cultura na década de 1990, disse ter sido pego de surpresa quando a Globo o chamou para escrever a nova temporada de "Malhação", "Viva a Diferença".

"Fui conversar na Globo, porque estávamos estudando fazer um projeto, e eles perguntaram se eu não queria escrever uma novela. Respondi que não sabia fazer uma, nunca pensei em fazer uma novela", declara o autor, que antes tinha se dedicado a séries e minisséries na TV.

Assim, não foi de bate-pronto que Hamburger aceitou a proposta. Depois de muitas horas de conversa, segundo ele, foi convencido quando a Globo topou que ele adaptasse a produção ao estilo de suas séries e que o apoiasse na transição para uma obra aberta de cerca de 200 capítulos.

Daí surgiu uma "Malhação" um pouco diferente. Pela primeira vez, a trama se passará em São Paulo, no bairro da Vila Mariana —antes, dava a entender que era no Rio.

Também não haverá casal protagonista. As estrelas serão cinco garotas que se conhecem em uma situação bem paulistana: durante a pane do metrô em um dia de muita chuva. É quando uma delas entra em trabalho de parto e recebe ajuda das outras. Depois não se largam mais.

"O meu interesse maior é pelo olhar feminino. Acho muito instigante a maneira como elas enxergam o mundo, mas também acho importante sempre e, principalmente no Brasil, a gente defender a igualdade e a força das mulheres", diz Hamburger.

Ramón Vasconcelos/Globo/Divulgação
Cao Hamburger (esq.) e Paulo Silvestrini, autor e diretor da nova temporada de Malhacao (Globo) ***DIREITOS RESERVADOS. NÃO PUBLICAR SEM AUTORIZAÇÃO DO DETENTOR DOS DIREITOS AUTORAIS E DE IMAGEM***
Cao Hamburger (esq.) e Paulo Silvestrini, autor e diretor da nova temporada de "Malhação" (Globo)

Como as cinco têm origens bem diferentes —há desde a patricinha alternativa à que mora na escola onde a mãe trabalha—, o foco será a convivência com pessoas diferentes e como lidar com o preconceito. Temas como a iniciação sexual e problemas com os pais, típicos de qualquer adolescente, também serão abordados.

Apesar de a história se passar em São Paulo, ela continuará a ser gravada no Rio. Apenas algumas cenas —como a do parto— serão filmadas na capital paulista.

"Como não posso gravar 'Malhação' em SP, estou levando SP para nosso programa. Nossa cidade cenográfica será um lugar onde as histórias convergem", afirma o diretor Paulo Silvestrini.

Lá haverá até uma reprodução de estação de metrô. As personagens vão contracenar, na maior parte do tempo, em duas escolas, uma pública e outra particular, separadas por apenas alguns metros.

E será que algum personagem vai lembrar os de "Castelo..."? "Depois a gente vê se há alguma semelhança, por exemplo, entre o doutor Abobrinha e o dono da escola. Mas conscientemente não tem nenhuma inspiração", avalia o autor.


Endereço da página: