Folha de S. Paulo


Na semana do Oscar, conheça os concorrentes nas principais categorias

Se para a maioria dos brasileiros a semana que começa é a do Carnaval, para os cinéfilos ela tem outro sentido. Em vez do desfile de escolas de samba, na noite de domingo (26), eles assistirão ao das celebridades no Dolby Theatre, onde se realiza a cerimônia de entrega do Oscar, o prêmio da Academia de Artes e Ciências Cinematográficas de Hollywood.

Neste ano, o campeão de indicações é o musical "La La Land - Cantando Estações": são 14, em 13 categorias – Justin Hurwitz concorre duas vezes a melhor canção. Com a marca, o filme de Damien Chazelle se iguala a "Titanic" (1997) e "A Malvada" (1950).

Meryl Streep bate seu próprio recorde de indicações ao prêmio de melhor atriz, 20, com seu trabalho em "Florence - Quem É Essa Mulher?".

Mas o recorde mais marcante do ano é o de indicações a negros, uma resposta direta às críticas feitas à premiação do ano passado, quando a hashtag #OscarsSoWhite assinalou a ausência de afrodescendentes entre os concorrentes.

Neste ano, só entre os atores, são seis: três atrizes coadjuvantes (Viola Davis, Naomie Harris e Octavia Spencer), ator (Denzel Washington, por "Um Limite Entre Nós") e atriz (Ruth Negga, por "Loving") e ator coadjuvante (Mahershala Ali, por "Moonlight"). Sem falar nos produtores, roteiristas e diretores indicados.

Mas a temática do racismo também domina várias das categorias: "Um Limite Entre Nós" (quatro indicações), "Estrelas Além do Tempo" (três), "Moonlight - Sob a Luz do Luar" (oito) e "Loving" (uma) tratam de segregação racial, tema também de três dos cinco filmes concorrentes na categoria documentário: "I am Not Your Negro", de Raoul Peck; "OJ: Made in America", de Ezra Edelman; e "A 13ª Emenda", de Ava DuVernay.

A seguir, veja a lista das categorias comentadas por profissionais, críticos e colaboradores da Folha.

Melhor filme, por Inácio Araujo
Melhor diretor, por Sergio Alpendre
Melhor filme estrangeiro, por Cássio Starling Carlos
Melhor animação, por Sandro Macedo
Melhor documentário, por Aline Pellegrini
Melhor documentário de curta-metragem, por Lívia Sampaio
Melhor roteiro original, por Francesca Angiolillo
Melhor roteiro adaptado, por Francesca Angiolillo
Melhor ator, por Guilherme Genestreti
Melhor atriz, por Teté Ribeiro
Melhor ator coadjuvante, por Guilherme Genestreti
Melhor atriz coadjuvante, por Teté Ribeiro
Melhor fotografia, por Daigo Oliva
Melhor montagem, por Matheus Magenta
Melhor direção de arte, por Guilherme Genestreti
Melhor trilha sonora, por Alex Kidd
Melhor canção original, por Giuliana Vallone
Melhor figurino, por Pedro Diniz
Melhor maquiagem e penteado, por Anna Virginia Balloussier


Endereço da página:

Links no texto: