Folha de S. Paulo


Direção de arte: Concorrentes são de época ou com forte identidade visual

A direção de arte é a área responsável pela identidade visual do interior de um filme: a paleta de cores, a ambientação das locações, os objetos cenográficos, a reconstituição histórica etc.

Nos últimos anos foram vencedores: "Mad Max: Estrada da Fúria", "O Grande Hotel Budapeste", "O Grande Gatsby" e "Lincoln" –produções de época ou com expressiva riqueza visual.

Neste ano, não será diferente: se "Ave, César!" e "Animais Fantásticos" fazem parte do primeiro time, "La La Land", "A Chegada" e "Passageiros" engrossam o caldo do segundo.

Reprodução
Animais Fantásticos e Onde Habitam - Trailer Teaser
Eddie Redmayne em cena de 'Animais Fantásticos e Onde Habitam'

"Animais Fantásticos e Onde Habitam"
O primeiro spin-off da saga "Harry Potter" recua à Nova York de tijolinhos dos anos 1920 –cujas ruas foram reconstruídas em um estúdio inglês por Stuart Craig e Anna Pinnock. A escritora J. K. Rowling transferiu as detalhadas descrições dos livros para o roteiro, como as repartições atulhadas e os salões de mármore do Ministério da Magia. O esforço que tiveram em seguir à risca as rubricas da mãe do bruxo não passou despercebido pela Academia.

*

Divulgação
Cena de George Clooney em
George Clooney em cena de 'Ave, César!'

"Ave, César!"
Mais uma das produções de época na categoria, o filme dos irmãos Coen se passa no universo dos estúdios cinematográficos dos anos 1950 e a direção de arte mergulha com gosto na extravagante era do technicolor com seus salões de baile, balés aquáticos e sets de filmes épicos. Jess Gonchor e Nancy Haigh dizem que tudo foi feito artesanalmente, na contramão do que cada vez é mais comum no cinema: a recriação em computação gráfica.

*

"A Chegada"
Se "Ave, César!" prima pela arte à moda antiga, "A Chegada", de Denis Villeneuve, não se envergonha do digital. Ao imaginar as naves alienígenas, Patrice Vermette e Paul Hotte vieram com um design peculiar -estruturas verticais e sólidas-bem diferentes de como em geral são mostradas no cinema. O modelo não só acrescentou camadas de mistério à trama, como mudou o roteiro: a inversão da gravidade que ocorre dentro delas é ideia dessa dupla.

*

"La La Land - Cantando Estações"
O filme se passa nos dias de hoje, mas guarda um ar retrô, homenagem à era dos musicais. Como o filme é também uma declaração de amor a Los Angeles, David Wasco e Sandy Reynolds-Wasco privilegiaram locações reais que escancarassem a luz solar da cidade californiana. Para o universo da personagem de Emma Stone, se esbaldaram nas cores primárias; para o de Ryan Gosling, as referências são mais sisudas: o jazz e o preto e branco.

*

Divulgação
Jennifer Lawrence and Chris Pratt star in Columbia Pictures' PASSENGERS. ORG XMIT: Chris Pratt (Finalized); Jennifer Lawrence (Finalized) ***DIREITOS RESERVADOS. NÃO PUBLICAR SEM AUTORIZAÇÃO DO DETENTOR DOS DIREITOS AUTORAIS E DE IMAGEM***
Jennifer Lawrence e Chris Pratt em cena da ficção-científica de Morten Tyldum

"Passageiros"
Nem tudo é desastroso na ficção científica de Morten Tyldum. Ao imaginarem o interior de uma nave espacial, Guy Hendrix Dyas e Gene Serdena quiseram fugir dos clichê futuristas e propuseram luxuosos salões em estilo art déco, suítes que parecem saídas de algum delírio modernista e piscinas que se abrem para o infinito. Ao site da "Architectural Digest", disseram que as referências vão do pintor Edward Hopper ao arquiteto Santiago Calatrava.

-

Veja a lista das outras categorias comentadas por profissionais, críticos e colaboradores da Folha.

Melhor filme, por Inácio Araujo
Melhor diretor, por Sergio Alpendre
Melhor filme estrangeiro, por Cássio Starling Carlos
Melhor animação, por Sandro Macedo
Melhor documentário, por Aline Pellegrini
Melhor documentário de curta-metragem, por Lívia Sampaio
Melhor roteiro original, por Francesca Angiolillo
Melhor roteiro adaptado, por Francesca Angiolillo
Melhor ator, por Guilherme Genestreti
Melhor atriz, por Teté Ribeiro
Melhor ator coadjuvante, por Guilherme Genestreti
Melhor atriz coadjuvante, por Teté Ribeiro
Melhor fotografia, por Daigo Oliva
Melhor montagem, por Matheus Magenta
Melhor trilha sonora, por Alex Kidd
Melhor canção original, por Giuliana Vallone
Melhor figurino, por Pedro Diniz
Melhor maquiagem e penteado, por Anna Virginia Balloussier


Endereço da página:

Links no texto: