Folha de S. Paulo


'Thriller', de Michael Jackson, bate recorde de 33 milhões de cópias

Rusty Kennedy/Associated Press
FILE - In this Jan. 31, 1993 file picture, Michael Jackson performs during the halftime show at the Super Bowl XXVII in Pasadena, Calif. The Super Bowl show can easily be divided into two eras: before and after Michael Jackson. His 1993 performance established halftime as something more than an afterthought. With the fireworks and extras, Jackson proved no gesture could be too big. (AP Photo/Rusty Kennedy, File) ORG XMIT: NYET324
O cantor Michael Jackson durante apresentação no show do intervalo do Super Bowl de 1993, em Pasadena, nos EUA

O lendário álbum de Michael Jackson, "Thriller", alcançou, nesta quinta-feira (15), um novo recorde ao atingir a marca de 33 milhões de cópias vendidas nos Estados Unidos desde seu lançamento em 1982.

Um ano após começar a ser divulgado online, a RIAA, sigla em inglês para Associação da Indústria de Gravação anunciou a cifra recorde alcançada pelo disco.

"Thriller", que conta com alguns dos maiores sucessos da história como "Beat It" e "Billie Jean", parece estar perto de perder sua coroa como o álbum mais vendido de todos os tempos.

O disco foi lançado durante uma época de ouro para a comercialização da música, estimulada pela promoção de produções no canal MTV.

As vendas do álbum caíram na última década, em paralelo com o desenvolvimento da divulgação da música online, embora os lucros da indústria musical tenham se recuperado com a ascensão do streaming.

O segundo disco mais vendido na história dos Estados Unidos é "Their Greatest Hits (1971-1975)" do Eagles, com 29 milhões de cópias.

Os herdeiros de Michael Jackson afirmam que "Thriller" vendeu mais de 105 milhões de cópias em todo o mundo, apesar das cifras globais ainda serem difíceis de quantificar.

O álbum "Bad" (1987), também de Michael Jackson, vendeu 10 milhões de exemplares, revelou a Associação.


Endereço da página:

Links no texto: