Folha de S. Paulo


Banda Sinfônica faz concerto nesta sexta em protesto contra falta de verba

A Banda Sinfônica do Estado de São Paulo planeja um concerto-protesto para esta sexta-feira (27), às 12h, em frente à Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo (r. Mauá, 51).

A queixa é a de que a secretaria não efetuou ao Instituto Pensarte, organização social gestora do grupo, repasses para a manutenção da banda.

Os músicos argumentam que, caso nenhum pagamento seja feito nos próximos dias, é provável que os 65 integrantes, entre instrumentistas e equipe de apoio, sejam demitidos.

Por meio de sua assessoria de imprensa, o Instituto Pensarte disse que a instituição aguarda esclarecimentos da secretaria.

Em nota, a Secretaria de Cultura do Estado de São Paulo disse que estuda o repasse de verba à Banda Sinfônica.

"A Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo esclarece que a verba destinada à Banda Sinfônica foi contingenciada por meio do Decreto 62.413 de 06 de janeiro de 2017, que estabelece normas para a execução orçamentária e financeira do exercício de 2017 e dá providências correlatas. A pasta estuda a possibilidade de manter a Banda Sinfônica como meta condicionada", informou.

Diro Blasco/Folhapress
**EXCLUSIVO REVISTA S.PAULO** São Paulo, SP, Brasil; 08-05-2016: Maestro Marcos Sadao Shirakawa rege a Banda Sinfônica do estado de São Paulo no Auditório do Masp. Local: Auditório do Masp Endereço: Av. Paulista, 1578, Sao Paulo, SP - São Paulo, BRA - Brazil (Foto: Diro Blasco/Folhapress)
Maestro Marcos Sadao Shirakawa rege a Banda Sinfônica do Estado de São Paulo no auditório do Masp

Em dezembro de 2016, após lobby da Banda Sinfônica, a Assembleia Legislativa de São Paulo aprovou, durante votação das contas de 2015 e do orçamento de 2017 do governo Geraldo Alckmin (PSDB), uma emenda que garantiu o repasse adicional de R$ 5 milhões à Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo.

Como a Folha antecipou na época da aprovação, a secretaria não tinha a obrigação legal de repassar essa verba ao grupo, ainda que ela tenha sido conquistada em consequência da pressão dos músicos.

Sem orçamento, a Banda Sinfônica fica cada vez mais próxima de seu desmonte.

A convocação pública para organizações sociais que ocupem o lugar do Instituto Pensarte após o fim do contrato, em abril, anunciada no "Diário Oficial" desta quarta (25), não menciona a Banda Sinfônica entre os grupos artísticos que devem ser contemplados por propostas dos candidatos.

Contudo, no mesmo documento, figuram, por exemplo, a Orquestra Jazz Sinfônica e a Orquestra do Theatro São Pedro, geridos pela mesma OS –o que pode ser mais um indício do fim iminente do grupo.

A banda também ficou de fora da comemoração do aniversário de São Paulo, na última quarta (25), pela primeira vez em seus 27 anos de existência.


Endereço da página:

Links no texto: