Folha de S. Paulo


CRÍTICA

'Quatro Vidas de um Cachorro' consegue ser um filme adorável

Era para ser mais um (adorável) filme sobre cachorros. Daqueles de sair do cinema enxugando os olhos, com vontade de abraçar o primeiro peludo que passasse na rua.

Mas, na semana anterior à estreia, um vídeo divulgado pelo site TMZ e compartilhado à exaustão desencadeou uma chuva de críticas ao longa "Quatro Vidas de um Cachorro". Ativistas acusaram a produção de maus-tratos aos animais e lançaram uma campanha de boicote à obra.

Visivelmente assustado com a correnteza da piscina, o pastor-alemão Hércules resiste às tentativas do treinador de colocá-lo na água durante as filmagens. Na cena seguinte do vídeo editado, o cão parece submergir e precisa ser auxiliado pela equipe do set.

Depois de tanto barulho, a Universal se pronunciou, afirmando que "seguiu rigorosamente" os protocolos para garantir um ambiente "seguro e ético" e que está "analisando as circunstâncias mostradas na filmagem editada".

Polêmicas à parte, é quase impossível não se deixar envolver pela trama de Bailey e de suas quatro vidas. Mais um ponto para Lasse Hallström, diretor que já havia feito muita gente chorar em "Sempre ao Seu Lado" (2009), com Richard Gere, também sobre a relação entre humanos e cães.

Joe Lederer/Universal Pictures/AP/Divulgação
This image released by Universal Pictures shows Dennis Quaid with a dog, voiced by Josh Gad, in a scene from
Em 'Quatro Vidas de Um Cachorro', Dennis Quaid vive Ethan, dono do cão Bailey, na fase adulta

Baseado no livro homônimo de W. Bruce Cameron, o filme se desenrola a partir do ponto de vista (e da voz interna) do cachorro, que busca entender o sentido de sua missão na Terra.

A filosofia canina rende diversas situações divertidas e passa perto de uma versão adulta e elaborada da animação "Pets "" A Vida Secreta dos Bichos" (2016). Outras tantas cenas, porém, são de provocar nó na garganta, especialmente àqueles que tiveram um amigo de quatro patas. Afinal, para reencarnar, o animal precisa morrer antes...

Quatro Vidas De um Cachorro
W. Bruce Cameron
l
Comprar

Na primeira e principal jornada, ambientada em meados da década de 1960, Bailey é adotado pela família do jovem Ethan (K.J. Apa), com quem constrói uma parceria afinada e cheia de cumplicidade.

Não sobra muito tempo para desenvolver as demais histórias do cão. A certa altura, a narrativa fica um tanto atropelada. Sem truques mirabolantes, o longa cativa na inversão de perspectiva, nas expressões irresistíveis e na familiaridade. Cada dono deve enxergar um pouco de seu animal ali na tela. Inevitável fazer associações.

Apesar de alguns dramas desnecessários e de arranjos fáceis de prever, "Quatro Vidas de um Cachorro" consegue ser mais um adorável filme sobre cachorros.

*

QUATRO VIDAS DE UM CACHORRO
(A DOG'S PURPOSE)
DIREÇÃO Lasse Hallström
ELENCO Josh Gad, Dennis Quaid
PRODUÇÃO EUA, 2016, 10 anos
QUANDO estreia nesta quinta (26)


Endereço da página:

Links no texto: