Folha de S. Paulo


CRÍTICA

'Minha Luta', de Karl Knausgård, perde força no quarto volume

Destaque da Flip do ano passado, Karl Ove Knausgård provavelmente já está habituado a ser o centro das atenções. Sua escrita sedutora (e reveladora) tem levado leitores de diversos países a acompanhar os volumes da saga autobiográfica "Minha Luta".

O quarto dos seis volumes, "Uma Temporada no Escuro", saiu quando de sua passagem pelo Brasil. Nele, com a franqueza costumeira, o autor retrata um período nebuloso: a transição, na década de 1980, da adolescência para uma espécie de zona intermediária antes da maturidade.

Aos 18 anos, depois de concluir o colegial, Knausgård parte para Håfjord, um vilarejo no norte da Noruega, onde arranja um emprego de professor. A ideia é lecionar durante parte do dia e, na solidão da cabana alugada, escrever ficção. Num povoado minúsculo, porém, privacidade e isolamento são conceitos voláteis.

 Bernd von Jutrczenka/AFP
O escritor norueguês Karl Ove
O escritor norueguês Karl Ove

Knausgård, por sua vez, deseja a solidão tanto quanto deseja uma companhia. Ele nunca fez sexo -o que o preocupa. Basta o vislumbre de um par de seios para que ele perca a compostura.

Enquanto ele mesmo se transforma, Knausgård acompanha a transformação dos estudantes. Com a pequena diferença de idade entre um e outros, o que se estabelece é uma estranha relação professor-alunos -sobretudo professor-alunas.

Mesmo se retrata uma fase turbulenta, o livro tem algo de engraçado.

De um lado, há um jovem aspirante a escritor às voltas com a dificuldade de encontrar a própria voz numa narrativa. De outro, há um jovem aspirante a escritor que sofre de ejaculação precoce.

Karl Ove também retrocede aos últimos anos do colegial, marcados por conflitos e interesses semelhantes -garotas, bebida, discos. Até certo ponto, ele encontra na música uma válvula de escape para seus impulsos conflitantes. Se a música não pode ajudá-lo, o álcool o ajuda. Ele ao menos acha que sim.

Uma Temporada No Escuro
Karl Ove Knausgård
l
Comprar

Mesmo com todo o talento de Knausgård para fisgar o leitor, não deixa de ser um tanto monótono acompanhar as desventuras de um adolescente cheio de hormônios.

A banalidade, que antes era atraente, aqui se torna meio maçante. Karl Ove não encontra uma cueca limpa depois de um episódio de polução noturna. Karl Ove disfarça uma ereção inoportuna. Karl Ove bebe com os amigos. Karl Ove bebe com os amigos. Karl Ove bebe com os amigos.

Apesar de se manter razoavelmente interessante, a série perde a força. Não há como negar que, dos quatro livros publicados no Brasil até agora, "Uma Temporada no Escuro" é o mais fraco.

UMA TEMPORADA NO ESCURO
AUTOR Karl Ove Knausgård
EDITORA Companhia das Letras
QUANTO R$ 59,90 (496 págs.)


Endereço da página:

Links no texto: