Folha de S. Paulo


Banda Mantiqueira comemora 25 anos com novo álbum e shows em São Paulo

O jazz é brasileiro. Ao menos na fala do saxofonista Nailor Azevedo, o Proveta, um dos idealizadores e arranjadores da Banda Mantiqueira, que celebra em janeiro, com um novo álbum e uma série de shows, 25 anos de estrada completados em 2016.

O "jáz", como diz ele, é o gênero musical que serve como base para a proposta do grupo: resgatar a história e a tradição de grandes músicos, sempre evidenciando também a identidade brasileira.

Proveta conta que a ideia surgiu como uma maneira de continuar fazendo música de qualidade frente a um cenário fonográfico já desanimador nos anos 1980, quando ele e seus colegas com quem morava –o trompetista Walmir Gil e os saxofonistas Cacá Malaquias e Ubaldo Versolato– trabalhavam como instrumentistas comerciais, acompanhando gravações de Tom Jobim, Ângela Maria, Cauby Peixoto, entre outros.

Pedro Monteiro - 5.nov.2001
Os instrumentalistas da Banda Mantiqueira, que realiza dois shows no Sesc Pompeia, em sua formação do ano de 2001
Os instrumentalistas do grupo, que realiza dois shows no Sesc Pompeia, em sua formação de 2001

"Estava caindo muito a qualidade de todo trabalho que se fazia em estúdios e surgindo uma música descartável. A gente precisava se proteger de alguma forma", diz.

Passaram, então, a reunir em um único balaio musical as referências que tinham, de Duke Ellington a Severino Araújo, para homenagear os ídolos como Cartola e Nelson Cavaquinho, por exemplo.

E é o que fazem também agora, após terem resistido por décadas na estrada, com o álbum "Com Alma", intitulado a partir de uma composição do trompetista Dizzy Gillespie ("Con Alma", na versão do norte-americano).

O destaque da faixa-título, arranjada por Edson José Alves, fica a cargo dos dois solistas, o violonista Romero Lubambo e o trompetista virtuose Wynton Marsalis -este ainda faz o solo de "Segura Ele", choro de Pixinguinha.

"Não estamos resgatando só a história dos músicos que respeitamos, mas a de cada integrante da Banda Mantiqueira", diz Proveta.

Um deles é Cacá Malaquias, um dos fundadores do grupo, que agora mora em Pernambuco.

Malaquias retornou para a gravação do disco com duas composições autorais: o frevo "Forrólins", em homenagem ao sax-tenorista norte-americano Sonny Rollins, e o "Chorinho pra Calazans", dedicado ao artista plástico pernambucano J. Calazans.

"A gente conseguiu unir uma qualidade de encontro muito bonita, de resgate de uma tradição da música mundial instrumental."

*

BANDA MANTIQUEIRA
QUANDO sáb. (21), às 21h, e dom. (22), às 19h
ONDE Sesc Pompeia, r. Clélia, 93, tel. (11) 3871-7700
QUANTO de R$ 9 a R$ 30, em sescsp.org.br ou nas bilheterias
CLASSIFICAÇÃO 12 anos


Endereço da página: