Folha de S. Paulo


Filme apresenta mocidade do líder Winston Churchill

O cineasta inglês Richard Attenborough (1923-2014) teve sua carreira ligada às cinebiografias. Entre muitas, conquistou unanimidade com "Gandhi" (1982) e controvérsia com "Chaplin" (1992). Antes, em 1972, ele se dedicou a retratar um ícone de seu país, Winston Churchill.

"As Garras do Leão" é o volume número 21 da Coleção Folha Grandes Biografias no Cinema, que vai às bancas no próximo domingo (18).

Churchill foi o grande líder britânico durante os anos da Segunda Guerra Mundial. Mas quem procurar por sua famosa figura rechonchuda, de charuto na boca, não vai encontrá-la nesse filme.

O longa mostra o período de formação do personagem, mostrando desde sua infância e adolescência até as campanhas no exército britânico e sua entrada na política.

Attenborough escalou três fatores diferentes para interpretado Churchill quando criança, adolescente e adulto. Quem faz o papel em sua maioridade é Simon Ward, um ator apenas competente, mas ele está em ótima companhia.

Richard Harris e Anne Bancroft aparecem como os pais de Churchill. O elenco ainda tem espaço para uma linda Jane Seymour e o consagrado Anthony Hopkins. (TM)


Endereço da página: