Folha de S. Paulo


crítica

Chris Cornell mostra boa forma e velhos sucessos em show no Rio

Show de Chris Cornell

Com um repertório cheio de sucessos e um notável bom humor, o americano Chris Cornell, 52, uma das melhores vozes da geração grunge dos anos 1990, mostrou que continua em grande forma, na noite desta quinta (7), quando se apresentou no Rio.

Tendo à disposição a discografia de suas três bandas —Temple of the Dog, Soundgarden e Audioslave—, além de suas composições da carreira solo e um punhado de covers, o americano animou o público que encheu (mas não lotou) o teatro Bradesco, na Barra da Tijuca.

Apesar do formato acústico da apresentação —o cantor toca violões e é acompanhado de apenas um outro músico—, Cornell não se ateve à postura "banquinho e violão": movimentou-se bastante pelo palco e conversou constantemente com sua audiência, tanto para apresentar as canções quanto para ouvir pedidos.

Voltando ao Brasil após as passagens de 2011 (no festival SWU, em Paulínia), 2013 e 2014 (com o Soundgarden, no Lollapalooza), ele trouxe a turnê de seu quinto álbum solo, "Higher Truth". Dele saíram cinco das canções da noite, com destaque para "Nearly Forgot My Broken Heart", marcada pelo acompanhamento do bandolim.

Além de composições próprias, o cantor tocou sucessos de outros autores, como Prince ("Nothing Compares 2 U", em boa versão com violoncelo), Bob Dylan ("The Times They Are A-Changing", com uma letra contemporânea, "mais cínica"), Led Zeppelin ("Thank You") e Beatles ("A Day in the Life").

Com um visual básico —jeans, casaco preto, cabelos compridos—, Cornell mostrou que sua voz rouca continua com grande alcance, especialmente em canções como "Fell on Black Days" (do Soundgarden, que fez o público aplaudir de pé), "I Am the Highway" (do Audioslave) e "Wooden Jesus" (do Temple of the Dog).

Bryan Gibson, que divide o palco com a estrela na maior parte do show, é uma presença discreta, mas eficiente. Seu cello ajuda a encorpar velhas conhecidas dos fãs, como "Fell on Black Days" (do Soundgarden), "Like a Stone" (do Audioslave) e "Hunger Strike" (do Temple of the Dog). Ele também passa pelo teclado, violão e bandolim.

O cantor segue em turnê pelo país com shows em Curitiba (nesta sexta, 8) e em São Paulo (dia 11, no Citibank Hall).

*

REPERTÓRIO
"Before We Disappear"
"Can't Change Me"
"Til' the Sun Comes Back Around"
"Nothing Compares 2 U"
"Nearly Forgot My Broken Heart"
"The Times They Are A-Changing"
"Josephine"
"Fell on Black Days"
"Thank You"
"Doesn't Remind Me"
"Wide Awake"
"Like a Stone"
"Wooden Jesus"
"All Night Thing"
"Blow Up the Outside World"
"When I'm Down"
"Let Your Eyes Wander"
"I Am the Highway"
"Rusty Cage"
"Black Hole Sun"
"Getaway Car"
"A Day in the Life"
"Hunger Strike"
"Seasons"
"Higher Truth"

Divulgação
O cantor e compositor Chris Cornell
O cantor e compositor Chris Cornell

Endereço da página:

Links no texto: