Folha de S. Paulo


Clássico de Abdias Nascimento sobre racismo ganha reedição neste sábado

É positivo que "O Genocídio do Negro Brasileiro - Processo de um Racismo Mascaardo" volte ao catálogo hoje –já fora do vago amparo do mês da consciência negra. As questões que aborda dominam todo o calendário.

Escrito como participação do ativista, artista e escritor Abdias Nascimento (1914-2011) no 2º Festival Mundial de Artes e Culturas Negras e Africanas, realizado em Lagos, Nigéria, em 1977, o texto não pôde ser apresentado.

O trabalho –então "'Racial Democracy' in Brazil - Myth or Reality?"– foi recusado no colóquio; a rejeição, nunca explicada, foi interpretada como censura por pressão do governo brasileiro e ganhou as páginas dos jornais.

Elisa L. Nascimento/Divulgação
O escritor Abdias Nascimento em foto de 1978
O escritor Abdias Nascimento em 1978, quando saiu 'O Genocício'

O ensaio circulou em edição mimeografada no evento e foi editado como livro no Brasil em 1978, com prefácio de Florestan Fernandes.

Seu autor foi uma figura preponderante para as conquistas do movimento negro no país –juntou a suas várias atividades a de parlamentar, nas décadas de 1980 e 90. Sua trajetória é repassada em exposição no Itaú Cultural, onde o livro será lançado.

Da nova edição constam, além do texto de Fernandes, o prefácio escrito por Wole Soyinka (Nobel de Literatura em 1986) quando da publicação do ensaio na Nigéria e o posfácio de Elisa Larkin Nascimento, viúva do autor e fundadora, com ele do Instituto de Pesquisas e Estudos Afro Brasileiros (Ipeafro).

O Genocídio Do Negro Brasileiro
Abdias Nascimento
l
Comprar

*

O GENOCÍDIO DO NEGRO BRASILEIRO
AUTOR Abdias Nascimento
EDITORA Perspectiva/Ipeafro
QUANTO R$ 45 (232 págs.)
LANÇAMENTO sáb. (3), às 19h, na "Ocupação Abdias Nascimento", em cartaz até 15/1 no Itaú Cultural (av. Paulista, 149, tel. 11-2168-1776); de ter. a sex., das 9h às 20h; sáb., dom. e feriados, das 11h às 20h; grátis


Endereço da página:

Links no texto: