O diretor Paulo Machline se impôs ao menos três desafios ao levar "O Filho Eterno", de Cristovão Tezza, às telas.
O primeiro era lidar com um mote complexo e escorregadio, as contradições de um pai após a descoberta de que seu filho havia nascido com síndrome de Down.
Em 1982, em Curitiba, o escritor Roberto (Veras) espera a chegada do filho Fabrício (Pedro Vinícius) como ponto de passagem para uma nova fase de sua vida. Só que nada ocorre como previsto.
A existência de uma criança com essa alteração genética provoca no personagem sentimentos com os quais mal sabe lidar: rejeição, vergonha, impaciência. Como acompanhar essa relação e as transformações pelas quais passa na infância e na adolescência de Fabrício?
Machline constrói um filme de estrutura simples, o que, neste caso específico, diante de tantas nuances emocionais, parece ser a melhor saída. Importa sobretudo seu olhar sensível, que realça a situação dramática com sutileza, sem reiterações que poderiam dar um tom apelativo.
A trilha sonora segue uma linha minimalista, mas há um certo excesso de inserções musicais ao longo da trama. Não é, porém, opção que chega a comprometer o filme.
O segundo desafio guarda relação direta com o primeiro. Como levar ao cinema um romance tão celebrado como "O Filho Eterno" (2007), vencedor de uma penca de prêmios, como o Jabuti, sem empobrecê-lo?
Não existe uma tentativa de Machline e sua equipe de fazer com que o filme se ombreie ao livro em profundidade. Apesar das adaptações necessárias, a síntese para as telas demonstra reverência ao texto, o que se revela aqui um caminho bem-sucedido.
O terceiro desafio talvez soe o mais trivial, mas a verdade é que poderia ter derrubado o filme logo nos primeiros minutos.
Era um risco escalar Marcos Veras, habitualmente ligado a papéis cômicos, como um protagonista de um longa rigorosamente dramático.
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Quando conduzidos com cuidado, esses deslocamentos de identidade enriquecem uma cinematografia. Foi o que fez Selton Mello em "Feliz Natal" (2008), que tinha o humorista Lucio Mauro como um pai amargurado.
Pois Veras vai muito bem, transitando entre exasperação, angústia e aceitação. A registrar ainda a bela participação do menino Pedro Vinícius como Fabrício.
Superados os desafios, portanto, Machline, de longas como "Trinta" e "Natimorto", nos apresenta seu melhor filme.
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