Folha de S. Paulo


Vida do inventor do telefone é enredo do volume 19 da Coleção Folha

Graham Bell (1847-1922) inventou o telefone, mas sua vida daria um filme muito além disso. E deu mesmo, em 1939, quando o diretor Irving Cummings (1888-1959) acertou a mão ao reunir episódios da história do engenheiro escocês que foi viver no Canadá.

"A Vida de Alexander Graham Bell" é o volume 19 da Coleção Folha Grandes Biografias no Cinema. O livro-DVD vai às bancas no próximo domingo (4/12).

Reprodução
ORG XMIT: 592801_0.tif O cientista Alexander Graham Bell, inventor do telefone. (Reprodução)
O cientista Alexander Graham Bell, inventor do telefone

Com quase uma centena de filmes dirigidos, desde o cinema mudo, Cummings demonstra nessa produção uma de suas qualidades mais reconhecidas: seu talento para extrair grandes interpretações de atores jovens.

Para o papel de Bell, a escalação de Don Ameche (1908-1993) é preciosa. Relegado a coadjuvante em grandes produções de Hollywood nos anos 1940 e 1950, tem aqui sua melhor atuação.

Ameche tem valiosa ajuda de Loretta Young (1913-2000), como a garota surda pela qual Bell se apaixona, e, principalmente, de Henry Fonda (1905-1982), no papel de Thomas Watson, amigo e assistente do inventor. Fonda teria grande sucesso de protagonista no mesmo ano, em "A Mocidade de Lincoln" –filme que está no volume quatro desta Coleção Folha.

Bell criou o telefone em suas pesquisas de transmissão de sons. Ficou rico com a invenção, mas travou duras batalhas judiciais para ter seu feito reconhecido.

O filme aborda esses altos e baixos da trajetória do inventor. E o desempenho de Ameche segura a atenção.


Endereço da página: