Folha de S. Paulo


Raimundos grava DVD acústico com participação de Ivete e Dinho; confira

Mais de 4.000 pessoas participaram dos dois shows especiais que o Raimundos fez em Curitiba na quinta (17) e na sexta (18) para a gravação de seu primeiro DVD acústico. O Teatro Positivo foi tomado por fãs de todas as idades que estavam ansiosos para ouvir as versões mais intimistas de clássicos pesadões da banda, como "Puteiro em João Pessoa" e "Eu Quero Ver o Oco".

E as participações foram muitas. Além de contar com Marcão (Charlie Brown Jr.) nos dois dias, o grupo de Digão, Canisso, Marquim e Caio recebeu outras presenças especiais: Ivete Sangalo, Dinho Ouro Preto (Capital Inicial), Alexandre Carlo (Natiruts), Oriente e Fred Castro, o baterista da formação original.

No primeiro dia de gravação, a plateia, que não é acostumada a ver Raimundos em um teatro, não sabia se ficava sentada ou em pé. Ficou um pouco dos dois. Os olhos, de todo modo, não se desgrudaram do palco e das projeções gigantes exibidas em uma tela ao fundo durante todo o show. Os vídeos e os desenhos foram produzidos durante dois meses por Jodele Larcher, que criou clipes especiais para cada uma das 27 músicas do repertório.

"Palhas do Coqueiro", "Sereia da Pedreira" e "Nega Jurema" foram algumas das canções que vieram antes da participação do filho de Digão, Rick Campos, ao piano em "I Saw You Saying". A performance arrancou lágrimas do pai.

A noite ainda teve o grupo de rap Oriente cantando em "Dubmundos", Alexandre Carlo marcando presença em "Deixa Eu Falar" e o baterista Fred Castro soltando o braço em "Selim" e "Cintura Fina" —e emocionando os fãs que acompanham a banda brasiliense desde 1994, ano de lançamento do primeiro CD.

No segundo dia de gravação, o público, que já ficou em pé desde a primeira música, pôde ver um Dinho Ouro Preto animado dividindo os vocais em "Mulher de Fases" e uma Ivete Sangalo toda de preto cantando "Baculejo" e "A Mais Pedida". A pedido da plateia, ela deu até uma palinha na bateria.

As performances da quinta e da sexta-feira contaram com o reforço de Jorge Bittar ao piano/teclado e Renato Azambuja na percussão, além de participações esporádicas de uma equipe de sopros (Felippe Pipeta no trompete, Pedro Vithor no sax barítono e Will no trombone) e de cordas (Alexandre Brasolim e Juliane Weingartner no violino e Samuel Pessatti e Péricles Gomes no cello).

Destaque para as versões de "Rapante, "Esporrei na Manivela" e "Papeau Nuky Doe". Segundo o empresário da banda, Denis Porto Lomba, a previsão é de que o DVD chegue às lojas em março ou abril de 2017, pela Som Livre.


Endereço da página:

Links no texto: