Folha de S. Paulo


Odair José ataca neoconservadorismo com novo álbum rock 'Gatos e Ratos'

Aos 68 anos, Odair José está de volta a um ritmo constante de trabalho. Depois de um disco roqueiro, "Dia 16", em 2014, ele reafirma o gênero com "Gatos e Ratos", um álbum conceitual de protesto.

Em entrevista à Folha, o cantor professa a intenção de fazer um trabalho que ajude as pessoas a refletir sobre o que está acontecendo hoje.

"Acho que estamos vivendo uma época tão autoritária nos olhares dos outros para a gente que é como se fossem os tempos do regime militar, quando tinha a repressão, a censura. Está difícil viver sem ser olhado e criticado", diz Odair, que na contracapa do disco escreve sobre respeitar a opinião alheia. "Essas coisas me incomodam, então faço música falando disso."

LULA?

"Olhando as eleições municipais, acho que o Brasil está indo para a direita. Sou apartidário, sou um homem de ideias, mas acho que a população brasileira está correndo um risco, não sei se é um risco mundial, de botar tudo na mão da direita."

A faixa-título já foi apontada como referência a Lula. "Quis fazer uma letra sobre a decepção, a desilusão, pode ser com o Lula, com o que for. É você acreditar em alguma coisa e isso não se realizar."

Odair compara "Gatos e Ratos" ao álbum "O Filho de José e Maria", lançado em 1977. Nele, descrevia numa ópera-rock a história de um Jesus contemporâneo, envolvido com drogas e questionando sua sexualidade. A Igreja condenou o álbum.

"Procurei em cada faixa o que eu fiz com 'O Filho de José e Maria'. Ali era a história de uma pessoa, aqui é a história de um raciocínio. As rixas de hoje podem levar a uma briga de gato e rato."

"Carne Crua" fala de quem vive na marginalidade. "Moral Imoral" comenta o preconceito sofrido por gays e lésbicas. "O cara vai à missa com a mulher e depois vai pegar uma trans na avenida do Jockey. Vejo políticos atacando gays. Que ideia antiga é essa?"

Apesar do caráter de música de protesto, há espaço para humor. "A Culpa É do Henrique" faz piada da cultura de se colocar a culpa em alguém, mesmo pelos próprios erros. "Veja a ex-presidente Dilma. Criminalizar essa pessoa por algo que outros no mesmo cargo também fizeram e não foram responsabilizadas por isso? Ora, precisava fazer essa música."

NEIL YOUNG

Em 1972, com o estouro de "Eu Vou Tirar Você desse Lugar", ele trocou a poderosa gravadora CBS pela Phonogram para ter liberdade de fazer música inspirado em Neil Young. Por isso o rock dos últimos discos não é surpresa. "Não tenho paciência para fazer algo que não seja com guitarra, baixo e bateria. Vão ter que me aturar dessa forma."

Ele diz que fãs antigos reclamam do show, dizendo que faltou essa ou aquela do repertório de seus 36 discos. Acha que chegará o dia em que não cantará mesmo clássicos como "Eu Vou Tirar Você desse Lugar", porque não vão se encaixar no conceito da música que estará fazendo.

Odair não canta músicas que gravou nos anos 1980 e 1990 "Fiz discos que não são ruins, mas não fazem falta para ninguém. Fumei muita maconha, cheirei muita cocaína. Aí parei com isso e comecei a beber bastante."

Agora frequentador diário de academia, quer fazer música relevante. "Pode ser que não gostem de 'Gatos e Ratos' hoje, mas talvez gostem daqui a 30 anos, como rolou com 'O Filho de Jesus e Maria'."

Odair teve dificuldade para liberar músicas entre 1972 e 1977. Depois de Chico Buarque, foi quem mais teve músicas censuradas. Uma carta da Censura Federal às gravadoras o considerava "péssima influência para jovens".

"Isso só confirma que eu realmente faço música para jovens, ou melhor, para cabeças jovens", diz, rindo. "Acho que talvez esteja procurando um público novo."

*

ODAIR EXPLICA FAIXA A FAIXA

'Gatos e Ratos'

Convoco as pessoas que se decepcionam a reagir

'Carne Crua'

Falo da marginalidade, como ratos, e da elite que vive bem, como o gato no sofá

'Moral Imoral'

Falo do preconceito diante da opção sexual da pessoa

'Trânsito'

Fiquei assustado de uns tempos pra cá. Virou uma briga, uma disputa insana

'O Segredo'

Às vezes um segredo é um inimigo a combater

'A Culpa É do Henrique'

Vou contra essa cultura de se colocar a culpa em alguém

'Cobrador de Impostos'

Aqui eu associo sacanagem aos impostos absurdos

'A Cor do Pecado'

É sobre a omissão de todos diante do que é errado

Odair José - Gatos E Ratos (CD)
Odair José
l
Comprar

'Açúcar Mascavo'

Poderia ser referência aos Stones, ou a uma mulata, mas estou falando da cocaína

'Livre'

Acho que ninguém consegue ser realmente livre

*

GATOS E RATOS
ARTISTA Odair José
LANÇAMENTO independente
QUANTO R$ 25 (CD)


Endereço da página:

Links no texto: