Folha de S. Paulo


Crítica

Estranhamento é ponto forte de 'Devolve 2 Horas da Minha Vida'

O Projeto Mov_ola tem direcionado sua pesquisa de linguagem para o universo digital/virtual desde sua criação, em 2010. Agora, com "Devolve 2 Horas da Minha Vida", parece ir entrando na maturidade, ao dialogar diretamente com questões atuais.

A eventual dificuldade para se familiarizar com o aplicativo do projeto não invalida a proposta do grupo.

De início, um recurso simples de projeção põe em cena janelas povoadas por bailarinos iluminados e dá conta de situar o trabalho na atmosfera cinematográfica que evoca "Janela Indiscreta", de Hitchcock, e coloca o espectador no lugar do voyeur.

Lenise Pinheiro/Folhapress
Sao Paulo, SP, Brasil. Data 07-10-2016. Espetaculo Devolva duas horas da minha vida. Bailarinos/Atores Maria Basulto (roupa rosa/alças pretas) e Wilson Aguiar (camiseta vinho de manga curta). Centro Cultural Sao Paulo-Esapco Cenico Adoniran Barbosa. Foto Lenise Pinheiro/Folhapress
Maria Basulto e Wilson Aguiar em cena da coreografia

São apresentados os tipos que vivem dentro dessas janelas, enquanto o público se esforça para entender a interação com os celulares. É normal perder momentos com olhos vidrados na tela.

Dividido em três pequenos atos, "Devolve" tem fluidez apesar das pausas promovidas pela interatividade. O público embarca com curiosidade na proposta de seguir os direcionamentos enviados por mensagens do aplicativo.

A figura de uma dupla de sombras que percorre o espaço, interpretada pelos irmãos Átila e Ícaro Freire, causa uma estranheza boa. Destaque para o momento em que Ícaro dança com Paula Sousa, que personifica lindamente uma vitrola.

A certa altura, algumas pessoas do público recebem óculos em que podem ver um vídeo em 360º.

Ao final o público recebe notificação para ir até o botão "aplauso". Um leitor de QR code leva o espectador a uma espécie de tutorial de como aplaudir. O aplauso em si quase nem vem.

Mesmo que muita gente pareça sair do espetáculo com cara de interrogação, é justamente esse estranhamento que coloca o trabalho de Alex Soares no lugar de quem arrisca sem medo de errar. E isso não é pouca coisa.

DEVOLVE 2 HORAS DA MINHA VIDA
QUANDO sex. e sáb., 21h; dom., 20h; até 6/11
ONDE CCSP, r. Vergueiro, 1.000, tel. (11) 3397-4002
QUANTO: grátis; 10 anos


Endereço da página: