Folha de S. Paulo


Roteiro de Bergman feito para projeto com Fellini e Kurosawa será filmado

Um roteiro até então desconhecido, escrito pelo cineasta sueco Ingmar Bergman (1918-2007) para uma colaboração com o italiano Federico Fellini (1920-1993) e o japonês Akira Kurosawa (1910-1998), será transformado em filme pela diretora sueca Suzanne Osten, publicou o jornal "Dagens Nyheter" nesta quarta-feira (26).

O roteiro, intitulado "Sessenta e Quatro Minutos com Rebecka", foi escrito em 1969, mas a colaboração entre os três legendários diretores não teve continuidade. O roteiro foi engavetado até o começo dos anos 2000, quando Bergman doou sua coleção a uma fundação encarregada de preservar e honrar sua obra.

AFP
ORG XMIT: 180301_1.tif Cinema: o cineasta sueco Ingmar Bergaman durante gravação de um filme, em Estocolmo (Suécia). (FILES) This file picture taken in the 1960s in Sweden shows legendary Swedish filmmaker and theater director Ingmar Bergman shooting a movie. Swedish film director Ingmar Bergman died Monday aged 89, his sister Eva told the TT news agency. AFP PHOTO PRESSENBILD
O cineasta sueco Ingmar Bergman em Estocolmo em registro dos anos 1960

Muitos dos roteiros de Bergman nunca foram filmados, mas "Sessenta e Quatro Minutos com Rebecka" permaneceu desconhecido até mesmo para os maiores conhecedores da obra do diretor, de acordo com o Instituto Bergman.

O roteiro estreará como uma peça de rádio no dia 6 de novembro, antes de ser filmado. O filme tem data de estreia planejada para 2018, cem anos após o nascimento de Bergman, publicou o jornal.

Bergman, que influenciou uma geração de cineastas com seus trabalhos sobre mortalidade e tormentos sexuais, incluindo "Morangos Silvestres", "Gritos e Sussurros" e "Fanny & Alexander", morreu em 2007.


Endereço da página: