Folha de S. Paulo


Crítica

'A Garota no Trem' tem desfecho inesperado e grande atuação

"A Garota no Trem" tem sido comparado a "Garota Exemplar", sucesso de 2014. Compreensível. Os dois são adaptações de best-sellers literários que ganharam fama por reviravoltas surpreendentes em suas tramas. Mas o drama/thriller com Emily Blunt tem um desfecho mais contundente e inesperado.

Exemplo completo do filme em que nada é o que parece ser, "A Garota no Trem" apresenta algo cada vez mais raro em Hollywood: personagens complexos, longe da simplória classificação entre os bons e os malvados.

Emily Blunt é Rachel, alcoólatra que toma o mesmo trem todos os dias para ir ao trabalho. No trajeto, passa ao lado da casa em que morou com o marido, Tom (Justin Theroux). Ele continua vivendo ali, com a nova mulher e a filha bebê.

Na mesma rua, Rachel observa constantemente um casal jovem em outra casa. Em seus delírios (que não são poucos), idealiza os dois como uma relação perfeita.

Divulgação
A garota no trem [The girl on the train, Estados Unidos, 2016], de Tate Taylor (Universal).. Elenco: Haley Bennett, Emily Blunt, Rebecca Ferguson. Classificação: 14 anos ***DIREITOS RESERVADOS. NÃO PUBLICAR SEM AUTORIZAÇÃO DO DETENTOR DOS DIREITOS AUTORAIS E DE IMAGEM***
Emily Blunt como Rachel, a divorciada alcoólatra que se envolve em um crime

O assédio constante de Rachel à família de Tom já poderia render um enredo interessante, mas tudo ganha força quando ela vê, da janela do trem, a moça do casal jovem beijando outro homem. Rachel vai se intrometer na vida deles, com resultados que movem o filme para a esfera dos thrillers violentos.

A grande virada na trama, realmente impactante, vem bem perto do final. Mérito do diretor Tate Taylor, que elimina alguns indícios preliminares que aparecem no romance de Paula Hawkins e poderiam estragar a surpresa.

A Garota No Trem
Paula Hawkins
l
Comprar

Emily Blunt oferece performance do tipo que costuma sensibilizar a turma do Oscar. Injeta convincente fragilidade a Rachel. Transmite ao espectador a angústia da personagem, que não se lembra do que faz quando bebe e teme a possibilidade de ter cometido violência irreparável.

Numa época de roteiros pouco criativos no arremate das tramas, "A Garota no Trem" é surpreendente. A ponto de dar vontade de rever o filme para contemplar as idas e vindas do roteiro, desta vez sabendo a perturbadora verdade dos personagens.

A GAROTA NO TREM (THE GIRL ON THE TRAIN)
DIREÇÃO Tate Taylor
ELENCO Emily Blunt, Rebecca Ferguson, Justin Theroux
PRODUÇÃO EUA, 2016, 14 anos
QUANDO: estreia nesta quinta (27)


Endereço da página:

Links no texto: