Folha de S. Paulo


CRÍTICA

Trama engenhosa de 'Louis Drax' vai da fábula infantil ao thriller

trailer

"A Nona Vida de Louis Drax" é difícil de encaixar nos gêneros básicos do cinema. Começa como fábula, esboça contornos de drama espiritualista e desemboca num thriller.

Como o diretor é um nome já conhecido do cinema de horror, Alexandre Aja (de "Viagem Maldita", 2006), a salada está pronta. Mas, acima das tentativas de rótulo, o filme é um drama complexo, nada preguiçoso.

Louis Drax é um menino de nove anos cuja vida é ligada a muitos acidentes. Esse azar infantil é narrado com leveza e humor, dando ao espectador uma ideia bem diferente do que virá no decorrer do filme.

O garoto cai de um penhasco e entra em coma. Nessa fase de "drama médico", a história ganha seu personagem principal, Allan Pascal, um especialista em lidar com crianças em sono profundo.

Divulgação
Jamie Dornan em cena de
Jamie Dornan em cena de "A Nona Vida de Louis Drax"

A coisa ganha um ar fantasioso com as tentativas do médico de penetrar na mente do menino, mas é aí também que o filme assume o tom sombrio que irá até o final.

O enredo vai aos poucos revelando que os pais de Louis não são exatamente aqueles típicos de comercial de margarina. Há mistério, com indícios de perversão e violência. O próprio acidente com o menino está envolto em dúvidas. Qual a culpa dos pais?

No papel do médico Pascal, o irlandês Jamie Dornan surpreende. Parece ter muito mais a mostrar do que a expressão de enfado de "50 Tons de Cinza". Ele tem boa companhia da canadense Sarah Gadon, que, como a mãe do menino, faz um trabalho na cola das loiras ambíguas Hitchcock.

Como personagem-título, o também canadense Aiden Longworth tem a graça e a fragilidade que o papel pede. É em torno dele que circula este longa que, apesar do resultado irregular, é engenhoso.

A NONA VIDA DE LOUIS DRAX (The 9th Life of Louis Drax)
DIREÇÃO Alexandre Aja
ELENCO Jamie Dornan, Sarah Gadon, Aiden Longworth
PRODUÇÃO EUA, 2016, 14 anos
QUANDO em cartaz


Endereço da página:

Links no texto: