Folha de S. Paulo


Criadores do coletivo Nohda fazem experimento artístico no Oficina

Não há um grupo de moda como o mineiro Nohda. Cada parte do trio formado pelos estilistas Patricia Bonaldi, Lucas Magalhães e Luiz Claudio Silva, da grife Apartamento 03, tem um estilo e processo criativo distintos. Nesta temporada de moda, no entanto, os três serão apenas um.

O Teatro Oficina, na região central de São Paulo, será palco de um experimento artístico do grupo na manhã desta terça (25). A proposta é formar uma coleção que junte os significados das palavras "forma" e "função", que definem a expressão japonesa "noh".

"Temos propostas de roupa diferentes, mas uma só forma de ver a moda", explica Bonaldi sobre a experiência, cujo resultado não será vendido, mas carrega traços das coleções preparadas para as araras das lojas de cada um.

Keiny Andrade/Folhapress
Luiz Claudio, Patricia e Lucas com suas peças no Oficina
Luiz Claudio, Patricia e Lucas com suas peças no Oficina

Luiz Claudio criou vestidos esculpidos a partir de nós desamarrados, já Patricia releu os anos 1980 e aplicou as técnicas de alta-costura que usa em sua moda barroca.

Além de um bloco inteiro de branco e off-white, a coleção explora cores primárias e os bordados de Minas Gerais.

O esmero é quase uma resposta ao movimento "veja agora, compre agora" adotado por marcas, no qual a coleção é vendida automaticamente após o desfile. "O trabalho artesanal não comporta esse tipo de modelo ágil demais", diz Bonaldi.

Calendário Fashion Week


Endereço da página:

Links no texto: