Folha de S. Paulo


De camisinha a skate, famosos levam itens improváveis para reality na selva

Fábio Porchat achou que teria tempo de registrar ideias para seus textos de humor em uma viagem à Serra do Espinhaço, em Minas Gerais, para gravar um dos episódios do reality show de aventura "Desafio Celebridades".

Colocou na bagagem um gravador a pilhas, que acabaram sendo aproveitadas não para memorizar futuras esquetes, mas para ajudar a acender uma fogueira no meio do cerrado, em que cozinhou uma codorna selvagem que capturou com Coronel Leite, seu instrutor na mata.

Em sua terceira estreia na TV no ano —além do reality, ele apresenta na Record o talk show "Programa do Porchat" e o "Tudo pela Audiência" no Multishow—, o ator e comediante é um dos dez participantes do programa de aventura que a Discovery, em coprodução com a Mixer, estreia em 23 de outubro.

Divulgação
Fabio Porchat e Coronel Leite em expedição na serra do Espinhaço (MG) para o 'Desafio Celebridades
Fabio Porchat e Coronel Leite em expedição na serra do Espinhaço (MG) para o 'Desafio Celebridades',

A de atrações do gênero sobrevivência no canal, como o americano "Largados e Pelados", inspirou o formato criado no Brasil, em que famosos precisam sobreviver durante dois dias na mata, acompanhados pelos especialistas em resgate Coronel Leite, da Força Aérea Brasileira, e a médica Karina Oliani.

A cada expedição, Leite e Oliani orientaram um dos participantes: os humoristas Porchat, Maria Paula e Oscar Filho; o cantor Di Ferrero e sua mulher, a modelo Isabeli Fontana; os músicos Igor Cavalera e Diogo Nogueira; os atletas Bob Burnquist e Robson Caetano; e o chef Carlos Bertolazzi.

Em duplas, escalam pedreiras, atravessam túneis, enfiam os pés na lama, descem cachoeiras: a recompensa é a transformação pessoal pela aventura. "São dez celebridades que têm tudo. Quisemos propor a elas algo que não conheciam [em suas rotinas]: dois dias em biomas diferentes no Brasil. Mostramos [os participantes] além do que os espectadores estão acostumados", comenta Rodrigo Astiz, diretor da atração.

BAGAGEM

A produção pediu que deixassem de fora da bagagem itens que facilitassem demais a experiência, como isqueiros e palitos de fósforo. Mas deixou os participantes livres para levar itens que julgassem essenciais para a viagem.

Oscar Filho levou um pacote de camisinhas —"o que ele esperava encontrar lá?", brincou Porchat em entrevista a jornalistas nesta terça (11) e um spray de cabelo. Acabaram servindo como cantil (a camisinha) e maçarico (o spray).

Divulgação
Oscar Filho e Karina Oliani usam spray para ajudar a acender fogueira no 'Desafio Celebridades
Oscar Filho e Karina Oliani usam spray para ajudar a acender fogueira no 'Desafio Celebridades'

Bertolazzi, conhecido pelo reality "Hell's Kitchen" (SBT), enfrentou o medo de altura ao descer uma cachoeira de 50 metros no Maciço Marumbi, no Paraná. Contou com a bênção de Nossa Senhora Desatadora dos Nós, de quem levou uma vela.

A apresentadora Maria Paula consultou as moedas do I Ching para decidir se enfrentaria ou não a descida de um desfiladeiro (o oráculo chinês respondeu que sim). Esotérica, levou uma saia de meditação que a princípio foi alvo de chacota de Leite, seu instrutor, mas acabou servindo de tenda para que passassem a noite na chapada das Mesas, no Maranhão.

Outro item improvável foi o skate de Bob Burnquist, maior medalhista do esporte no X Games: levou-o com a esperança de conseguir andar em algum local da Serra das Confusões (Piauí). Não conseguiu, mas os rolamentos serviram de apoio para as redes onde dormiu com sua supervisora, Karina Oliani.

NA TV
Desafio Celebridades
QUANDO estreia dom. (23), às 21h30, no Discovery Channell


Endereço da página: