Folha de S. Paulo


'NCIS: New Orleans' explora jazz, vodu e os pântanos de sua cidade

Poucas séries da TV americana exibem tanta ligação com sua cidade/cenário quanto "NCIS: New Orleans", que tem a segunda temporada passando no Brasil, enquanto a terceira estreia nos EUA.

Criada em 2014, ainda está longe da consagração da série-mãe, "NCIS", há 14 anos no ar, mas mostra mais personalidade do que a filha mais velha: "NCIS: Los Angeles".

"Sim, cada lugar tem seu charme e sua história, mas Nova Orleans é incomparável", diz o ator Scott Bakula, dando entrevista nos estúdios em que a série é gravada.

Divulgação
Cena da série de TV
Pride (Scott Bakula), Brody (Zoe McLellan) e LaSalle (Lucas Black) em 'NCSI: New Orleans'

No papel de Dwayne Pride, chefe dos agentes que investigam crimes envolvendo militares, Bakula usa sua rodagem na TV ("Star Trek: Enterprise", "Quantum Leap") para se diferenciar de Gibbs, o líder da equipe da série original, interpretado por Mark Harmon, também produtor executivo de "New Orleans".

"Impossível concorrer com Gibbs", diz Bakula. "A ideia é achar um tipo peculiar."

Essa busca de identidade passa por explorar o que Nova Orleans tem de diferente. Jazz e blues nas ruas, as histórias de vodu e magia negra, a paisagem única dos pântanos e, infelizmente, os ainda visíveis efeitos da destruição do furacão Katrina, em 2005.

"Dá para reconstruir casas, mas a perda de mil vidas ainda se sente", diz a atriz CCH Pounder, que interpreta a patologista Loretta Wade. A veterana muda de tom e fala com humor da personagem.

Ela rebate a observação de que legistas são sempre caracterizados por esquisitices nas séries. "Bem, vamos concordar que a atividade deles tem algo de esquisito, não?"

Lucas Black, conhecido dos filmes "Velozes e Furiosos", vive o agente Christopher LaSalle, que concentra boa parte da ação física nas tramas, o que o leva muito às ruas.

"Nunca vi uma relação tão intensa entre uma equipe de filmagem e o público nas ruas de uma locação. As pessoas gostam muito de sua cidade e parecem orgulhosas de nos ver registrar suas imagens. Qualquer filmagem é uma festa", conta o ator à Folha.

Entre crimes, jazz e vodu, "NCIS: New Orleans" encontra seu caminho na TV.

*

NA TV
NCIS: New Orleans
Segunda temporada da série
QUANDO sábado, 22h25, A&E


Endereço da página: