Folha de S. Paulo


Disclosure traz set de house repleto de improvisos em retorno a São Paulo

Um dos maiores nomes do house na atualidade, o duo britânico de house Disclosure se apresenta nesta sexta-feira (30) no Metropolitan, no Rio de Janeiro, e no domingo (2), no Citibank Hall, em São Paulo.

Os irmãos Lawrence agora promovem seu segundo álbum, "Caracal", lançado no ano passado. "Estou muito animado em tocar de novo no Brasil. Fizemos um show ótimo da última vez, no Lollapallooza, e não vejo a hora de repetir", diz o produtor e multi-instrumentista Guy Lawrence, por telefone, em entrevista à Folha.

À ocasião, a dupla se apresentou no festival no mesmo horário que o gigante Muse. Mas não se deixou intimidar. "Foi um grande desafio disputar com alguém tão grande. Nunca tínhamos passado por isso, senti aquele frio na barriga de um novato, principalmente por ser fã do Muse. Felizmente, conseguimos reunir público suficiente e o show foi ótimo."

Simon Emmett/Divulgação
O duo de música eletrônica Disclosure, que se apresenta no Citibank Hall
O duo de música eletrônica Disclosure, que se apresenta no Citibank Hall

Depois do celebrado "Settle" (2012), disco que alçou a dupla ao estrelato, "Caracal" mostra um Disclosure mais pop e menos experimental. "Eu amo música pop e foi divertido o desafio de nos aprofundar nessa sonoridade. É por isso que fazemos o que fazemos, para tentar expandir nossas fronteiras. E não acho que ser classificados como pop seja pejorativo. Acho que tem pop bom e pop ruim. Espero que a gente se enquadre na primeira categoria", diz Guy.

No mais recente álbum, os irmãos repetiram o modelo de contar com vocalistas convidados. O cantor Sam Smith, que havia sido revelado em "Latch", primeiro single do disco anterior, retomou a parceria com "Omen".

A seleção de convidados ainda inclui a neozelandesa Lorde, de indie pop, o cantor americano de jazz Gregory Porter e o R&B do canadense The Weeknd. "Compusemos as faixas do disco na estrada e fomos pensando em quem poderia cantar cada uma delas. Ao final, fizemos uma lista de quem achávamos ideal e fomos conciliar todo mundo" explica Guy. Ao vivo, em diversas faixas Howard assume os vocais. Em outras, recorrem a samples.

Enquanto DJs como David Guetta mantêm o house na superfície, produzindo música essencialmente dançante, o Disclosure compõe e apresenta suas músicas com instrumentos reais, como sintetizadores, baixo e bateria eletrônica. Além de dar mais textura e complexidade às faixas, o processo permite que o conjunto se aprofunde em outros estilos, como deep house, UK Garage e synthpop.

Isso é resultado da formação dos irmãos, que desde cedo estudaram música formalmente e começaram tocando baixo (Howard) e bateria (Guy). "Nos interessamos por música ainda crianças, inclusive música clássica. O caminho natural foi estudar. Hoje, temos uma visão mais ampla da música, o que permite que a gente não se prenda a um único gênero", avalia Guy.

Ouça no deezer

"Adoro fazer música eletrônica que tenha esse caráter humano. E a melhor parte é que nos permite improvisar muito nos shows", diz o músico.

Em "Nocturnal", Guy e Howard prestam uma singela homenagem a Frankie Knuckles, considerado o pai do house, morto em 2014. A faixa traz um trecho de sintetizador tirado do clássico "Your Love", do veterano. "Foi intencional. Escrevemos a faixa na semana em que ele morreu e achei esta uma boa forma de homenageá-lo", reconhece Guy.

Descoberto por meio do seu perfil no MySpace, o duo recebeu uma indicação ao Grammy por cada um dos seus álbuns e se consolida cada vez no mainstream.

"Os festivais e espaços em que tocamos não param de crescer. O bom de tocar em festivais é que conseguimos novos fãs, pois muita gente que não nos conhece acaba vendo a gente tocar. Já em um clube, tem aquele prazer de se apresentar para um público que foi até ali especialmente para te ver."

Depois de dois álbuns consideravelmente distintos, que seara musical os irmãos devem explorar daqui em diante? "Depois desta turnê, devemos tirar uma folga. Mas só Deus sabe para onde devemos seguir. Queremos continuar experimentando, sempre."

*

DISCLOSURE
QUANDO dom. (2), às 21h30
ONDE Citibank Hall, av. das Nações Unidas, 17.955
QUANTO A partir de R$ 175 em ticketsforfun.com.br
CLASSIFICAÇÃO 16 anos


Endereço da página: