Folha de S. Paulo


Volume da Coleção Folha traz a receita do verdadeiro estrogonofe russo

No domingo (25/9), a coleção Folha Cozinhas do Mundo traz um pouco da história da culinária da Rússia, assim como deliciosas receitas.

É possível notar na cozinha nacional a influência das 160 etnias que habitam um território que cobre nove fusos horários diferentes. Mesmo com tanta diversidade, pode-se dizer que a base alimentar são as sopas, os cereais e as conservas.

Divulgação
foto ilustrativa da nova Coleção Folha Cozinhas do Mundo

O clima frio da Rússia favorece o plantio de batatas, repolhos e beterrabas, esta última matéria-prima do Borsch, sopa de origem ucraniana, que também leva carne.

Os cereais, como o trigo-sarraceno, são apreciados em forma de mingau no café da manhã e também em massas.

A necessidade de preservar os alimentos para o inverno deu vida a diversos métodos de conservação que hoje são parte da cultura russa.

Pepinos em conserva, peixes defumados, arenques marinados, carpas na gelatina e as hortaliças fermentadas são consumidos em grandes quantidades.

Com a ajuda desse volume, o leitor poderá sentir o gostinho dessa cozinha tão marcante preparando, entre outras receitas, o verdadeiro estrogonofe russo com creme azedo, como manda a tradição.


Endereço da página: