Folha de S. Paulo


'Camila Pitanga estava em choque e desorientada', dizem testemunhas

Moradores de Canindé do São Francisco que testemunharam afirmam que a atriz Camila Pitanga ficou "em choque" e "desorientada" após o afogamento do ator Domingo Montagner no rio São Francisco na tarde desta quinta (15).

Uma das primeiras pessoas a ver a Camila Pitanga gritar e acenar em cima de uma pedra, a administradora Patrícia Santos Brito, 34, afirma que teve medo que a atriz voltasse para água para tentar resgatá-lo.

"Ela acenava e não podíamos fazer nada porque ali é uma área perigosa. Tivemos medo que ela voltasse para a água e por isso gritamos para ela ficar onde estava", diz.

Patrícia estava retornando para o trabalho após o almoço, quando viu uma movimentação na beira da praia e percebeu que a atriz da novela "Velho Chico" pedia ajuda. Camila Pitanga intercalava pedidos de socorro e chamava pelo nome de Montagner.

Em depoimento à polícia, a atriz afirmou que sentiu a correnteza ficar mais forte e nadou até a pedra mais próxima. Seu colega de novela tentou fazer o mesmo, mas foi arrastado pela correnteza.

Ela diz que ele chegou a emergir da água por duas vezes até afogar-se. O laudo do IML (Instituto Médico Legal) de Aracaju aponta que o ator sofreu asfixia mecânica por causa do afogamento.

Um dos mergulhadores que ajudaram no resgate, o pescador e barqueiro José Normando Santana, 29, diz que a atriz estava "em choque" e "desorientada".

"Ela estava em choque, tremendo muito. Por isso, não conseguia apontar o lado exato para onde o colega foi arrastado pela correnteza.

Policiais que passavam no local no momento do afogamento ajudaram nas buscas. Um deles tirou o coturno e farda e entrou no rio. Outro tentou chegar às pedras por uma trilha por meio da vegetação na margem do rio.

Pouco tempo depois, mais viaturas da Polícia e do Corpo de Bombeiros reforçaram às buscas. Pescadores e barqueiros da região também ajudaram.

Segundo ribeirinhos e bombeiros que atuam na região, a área onde Montagner e Camila Pitanga foram mergulhar é perigosa.

A região fica próxima às comportas da Usina Hidrelétrica de Xingó, cuja força das águas ajuda a formar correntes e redemoinhos no rio.

NOVELA

Protagonistas da novela "Velho Chico", Camila e Montagner mergulharam após o almoço, depois de gravarem algumas das últimas cenas da produção na manhã de ontem em Piranhas, na margem alagoana do rio.

Divulgadas pela Globo, as cenas que gravaram ontem mostram os atores se abraçando junto com Gabriel Leone, que vive o filho do casal na ficção. Eles comemoravam a reta final dos trabalhos. Montagner abraça a atriz e, juntos, dançam imitando os passos do filme "O Mágico de Oz".

Com a tragédia, a Globo suspendeu as gravações no Nordeste e enviou aviões para buscar as equipes que estavam no local. Os autores, Benedito Ruy Barbosa e Bruno Luperi (que estava na região acompanhando as filmagens), e o diretor Luiz Fernando Carvalho ainda se reunirão para definir os rumos da trama.

Segundo o site "Notícias da TV", a emissora descarta a possibilidade de antecipar o final da novela, previsto para 30 de setembro. "Velho Chico" tem capítulos prontos até a próxima terça (20).

Ainda não há informações sobre o velório do ator, que deve acontecer em São Paulo. O enterro será no sábado (17), no cemitério Quarta Parada, na zona leste.


Endereço da página:

Links no texto: