Folha de S. Paulo


Comédia teatral 'Selfie' mostra agruras de homem hiperconectado

Quem vive mergulhado no mundo da internet às vezes não se dá conta do quanto a tecnologia afeta suas relações afetivas, seus pensamentos, seu dia a dia. Em "Selfie", que tem direção de Marcos Caruso e chega nesta sexta (2) ao Teatro Renaissance, Mateus Solano e Miguel Thiré brincam com a necessidade compulsiva que as pessoas têm de ficar on-line o tempo todo.

"A gente vê em cena um espelho um pouco exagerado de nós mesmos e, além de rir, também acaba refletindo sobre isso", diz Solano, que acaba de interpretar o intendente Rubião na novela "Liberdade, Liberdade" (Globo).

Na peça, que estreou no Rio de Janeiro em 2014 e já foi vista por mais de 100 mil espectadores, ele vive o papel de Claudio, um homem hiperconectado que já não consegue mais viver sem internet.

Viciado em tecnologia, ele desenvolve um sistema independente de armazenamento de dados no qual é possível reunir todos os detalhes da vida de uma pessoa em um único lugar. Mas acontece um imprevisto no final do processo que acaba danificando seu equipamento –e, como sua memória era toda virtual, ele não se lembra de mais nada e vira um rapaz sem passado.

"A peça consegue, por meio do humor, falar sobre essa grande novidade que é a vida com e por meio do celular", conta Solano em relação ao texto escrito por Daniela Ocampo, roteirista do "Tá no Ar - A TV na TV" (Globo). "Ela mostra as situações que a gente passa no dia a dia e que já são engraçadas por si só."

Os outros 11 personagens da montagem, que surgem para tentar recuperar as lembranças de Claudio, são vividos por Miguel Thiré. Ele faz, por exemplo, a namorada do rapaz (que se expõe nas redes sociais), um velho superconectado e um menino que traz à trama a pureza de quem ainda brinca de pipa.

"Me dá muito prazer de passar por todos eles a cada noite, eles são quase como entidades, tem dia que um brilha mais que o outro", afirma Thiré, que não é muito ligado em redes sociais mas confessa ser viciado em previsão do tempo e trânsito.

Em "Selfie", os atores, que são parceiros artísticos desde 2007, utilizam apenas dois módulos cilíndricos para criar as histórias. É por meio do trabalho corporal da dupla que as cenas e as imagens ganham forma.

Segundo Thiré, essa linguagem se encaixou bem. "A gente fala de tecnologia de forma artesanal, de um jeito que só o teatro pode falar."

SELFIE
QUANDO sex., às 21h30; sáb., às 20h30; dom., às 18h30; até 18/12
ONDE Teatro Renaissance, al. Santos, 2.233, tel. (11) 3069-2286
QUANTO R$ 80
CLASSIFICAÇÃO 14 anos


Endereço da página:

Links no texto: