Folha de S. Paulo


'Literatura serve de chancela ao youtuber', diz autor de livro sobre PC Siqueira

Para os youtubers, acostumados ao universo dos vídeos e dos likes, o livro é só mais um produto de merchandising e uma maneira de produzir algo para a posteridade. Pelo menos é o que pensa Alexandre Matias, autor de "PC Siqueira Está Morto" (ed. Suma de Letras), obra sobre o youtuber que tem mais de 2 milhões de inscritos em seu canal.

O jornalista e blogueiro falou a uma plateia de cerca de 50 pessoas na Bienal do Livro de São Paulo, que teve início nesta sexta-feira (26), em São Paulo.

"Por um lado, o livro chancela. Não só o youtuber, mas qualquer um. Se um apresentador de TV lança um livro, isso o coloca em outro patamar. Ele produz algo para a posteridade", disse. "Mas também é merchandising. Além de ser uma estratégia das editoras, que querem vender livros para os fãs, é uma maneira de os próprios youtubers comercializarem produtos. Assim como as pessoas compram uma camiseta feita pela marca deles, podem comprar um livro", continuou Matias.

Bruno Poletti/Folhapress
SÃO PAULO, SP, 07.07.2016: LIVRO-LANÇAMENTO - PC Siqueira no lançamento do seu livro
O youtuber PC Siqueira no lançamento do seu livro "PC Siqueira está morto", na Livraria Cultura, em São Paulo

Os youtubers são uma das principais apostas do mercado editorial e da Bienal do Livro neste ano. Com milhões de espectadores, a esperança é que eles reproduzam o sucesso que os livros para colorir tiveram no ano passado. Levantamento exclusivo feito a pedido da Folha pela Nielasen Bookscan, porém, mostra que o sucesso na web não se converte em livros vendidos na mesma proporção.

A dúvida que ainda resta é se o fenômeno literário vai desaparecer tão rápido quanto o dos livros para colorir. "Não acho que vai durar muito, mas posso estar errado. Podem ter livros com volume um, dois, três. A pergunta é: até quando os youtubers vão ficar aí? A tecnologia é muito rápida. Eles podem desaparecer, mas também podem se reinventar, fazer algo novo e genial", diz Matias.

O livro "PC Siqueira Está Morto" mistura realidade e ficção para mostrar a personalidade, os medos e a vida de Siqueira, um dos primeiros do país a postar vídeos periódicos na internet.

Ele e Alexandre Matias, acompanhados de Cauê Moura, farão uma palestra na Bienal na próxima-sexta-feira (2), às 16h, quando a plateia deve estar mais cheia.

ABERTURA

O primeiro dia de Bienal foi vazio e transcorreu sem filas para comprar ingressos na bilheteria ou problemas para conseguir um táxi ou embarcar no ônibus gratuito que liga o pavilhão à estação Tietê do metrô. Os estandes das editoras também não estavam cheios.

Mais cedo, na cerimônia de abertura do evento, a cantora Maria Bethânia levou ao palco canções como "Marinheiro Só" e "Oração ao Tempo", além de declamar trechos de obras de Mia Couto e de Guimarães Rosa às cerca de 850 pessoas da plateia.

A Bienal acontece até o dia 4 de setembro e deve receber cerca de 700 mil visitantes.

BIENAL DO LIVRO
QUANDO de 26/8 a 4/9
ONDE Pavilhão do Anhembi - av. Olavo Fontoura, 1.209; tel. (11) 2226-0400
QUANTO R$ 20 (segunda a quinta) e R$ 25 (sexta a domingo)
PROGRAMAÇÃO horários e mais detalhes no site do evento


Endereço da página:

Links no texto: