Folha de S. Paulo


Beatles poderiam ter seguido com shows, dizem McCartney e Ringo

Divulgação
foto do livro The Beatles – Todas as músicas, todas as letras, todas as histórias, do? premiado? jornalista inglês Steve Turner.Organizado cronologicamente por álbum, o livro discute cada canção criada por John Lennon, Paul McCartney, George Harrison e Ringo Starr?.?? Crédito: Keystone USA/REX/Divulgação ***DIREITOS RESERVADOS. NÃO PUBLICAR SEM AUTORIZAÇÃO DO DETENTOR DOS DIREITOS AUTORAIS E DE IMAGEM***
Paul McCartney, Ringo Starr, John Lennon e George Harrison

Em 29 de agosto de 1966, os Beatles se apresentaram no Candlestick Park, em São Francisco. Foi o último show em que o público pagava ingresso —depois dele houve apenas outro, no telhado da Apple, em 30 de janeiro de 1969.

A partir da apresentação há quase 50 anos, o quarteto inglês decidiu concentrou-se apenas em gravações.

Mas poderia ter sido diferente: de acordo com entrevista de Paul McCartney e Ringo Starr ao jornalista Andrew Male, da revista especializada "Mojo", os Beatles consideraram seguir com os shows.

A decisão de parar "não foi como se tivéssemos colocado uma coroa de flores nas apresentações ao vivo", diz Ringo.

video

Ele afirma que o show no telhado da Apple, três anos depois da decisão de não mais se apresentarem ao vivo, "mostrou que a gente podia ainda fazer isso".

Ele ressalta; "Sempre houve a possibilidade de que a gente voltasse a fazer turnês. inclusive, você [Paul McCartney] tentou nos fazer sair em turnê uma vez, não foi?"

"Mas vocês não me ouviram!", responde McCartney.

Ringo responde que ele ouviu, mas "foram os outros" que não quiseram seguir com os shows ao vivo.


Endereço da página: