Folha de S. Paulo


Caixas do novo Harry Potter são abertas sob gritos em São Paulo

Reinaldo Canato/Folhapress
SAO PAULO SP BRASIL 30.07.2016 - FSP-ILUSTRADA - Fs do personagem Harry Potter aguardam o lanamento mundial do livro Harry Potter and the Cursed Child parts One and Two,na Livraria Cultura do Conjunto Nacional na avenida Paulista. O livro comeou a ser vendido exatamente as 00:01 hs imensas filas se formaram dentro da livraria Foto Reinaldo Canato /Folhapress
Fãs fazem fila na Livraria Cultura, em São Paulo, para comprar novo livro do Harry Potter

A contagem regressiva para a abertura das caixas de "Harry Potter And The Cursed Child" (Harry Potter e a criança amaldiçoada) –livro com o roteiro da peça que é a continuação da saga do bruxinho criado por J. K. Rowling– terminou em gritos e aplausos no evento de lançamento da Livraria Cultura do Conjunto Nacional, em São Paulo, na noite deste sábado (30).

Os dois livros trazem o roteiro da peça teatral com a história que estreou nesta semana em Londres. Na trama, o bruxo aparece mais velho e com filhos, trabalhando no Ministério da Magia.

O primeiro a receber o livro foi o estudante de relações internacionais Felipe Vasconcelos, de 22 anos, que começou a pular ao receber seu exemplar.

"O primeiro livro [da série] foi o que me fez gostar de literatura. Foi a primeira leitura que me apaixonou. Hoje até gosto de escrever também", disse ele, que tem roupas de personagens em casa, mas veio em trajes civis.

Sábado (30), em Londres, foi a estreia da peça, cuja história foi escrita por Rowling em parceria com o diretor John Tiffany e o dramaturgo Jack Thorne. A boa notícia é que, em breve, Harry Potter estará pronto para fazer suas mágicas pelo mundo.

Questionada, na sessão de gala da peça, se a montagem poderia ir para os EUA, a escritora afirmou: "Gostaria de ir além disso. Quero que o máximo de fãs de Harry a veja".

"Se tudo der certo, vamos além dos EUA. Espero que muitos países possam assistir à peça", completou Sonia Friedman, a produtora.

O espetáculo londrino está com os ingressos esgotados até maio do ano que vem. Na quinta (4), serão abertas as vendas até dezembro de 2017.

NO BRASIL

A turma das vassouras e varinhas de condão começou a chegar cedo às livrarias em São Paulo para aguardar o lançamento mundial da continuação da saga.

Na Livraria Cultura do Conjunto Nacional, na avenida Paulista, e em outras lojas, as caixas com os livros só foram abertas 0h01, uma imposição da editora Scholastic, que exigiu sigilo absoluto e a promessa de que a caixas não seriam violadas antes do prazo.

A Cultura organizou um evento com youtubers especializados no universo de J. K. Rowling, com a presença de fãs-clubes da série do bruxinho. Várias pessoas no público foram fantasiadas como personagens dos livros.

É o caso de Amanda Gerez, 36, que veio vestindo uma capa e empunhando uma varinha de condão. Ela pertence ao grupo de fãs Expresso Mágico, que organiza eventos relacionados ao universo potteriano. Ela é seus amigos trouxeram vassouras Nimbus 2000, as mesmas que Harry usa no começo da série para jogar quadribol, o futebol dos bruxos.

"Vamos organizar um grupo de leitura. Quem lê em inglês vai ajudar quem não sabe", diz ela. "Não vou baixar se houver traduções piratas na internet, porque acho que é preciso valorizar o trabalho do autor".

Amanda torce para a peça ser encenada logo no Brasil. "Vou varrer banheiro, mas vou ver isso. Não quero saber de Olimpíadas, mas dessa peça sim. Se não [encenarem], podiam pelo menos gravar e traduzir."

HIPOGRIFO TEMPERADO

Um outro grupo de fãs, intitulado Ordem da Fênix, capitaneado pelo professor Diógenes Sobrinho, 53, e sua mulher, a empresária Ana Hoch, 46, montou uma barraquinha do lado de fora da Cultura para vender comidas com nomes inspirados nos livros.

Há pratos como "fênix temperadinha" e "hipogrifo temperadinho" –croissants de frango e peito de peru, respectivamente.

"Harry Potter é um universo maravilhoso, você se identifica com várias situações e aprende a tolerância", diz Diógenes, que passou a ler os livros com a mulher depois que as filhas descobriram a saga do bruxinho.

O casal veio para o lançamento vestido de professor Dumbledore e professora Minerva, dois personagens dos livros.

Também na avenida Paulista, a Fnac promove o lançamento das duas partes e até o fechamento da loja, às 22h (quem entrou continua lá dentro esperando a abertura das caixas), já havia distribuído 400 senhas para o evento que organizou.

NOVA HISTÓRIA

O novo livro, que traz o roteiro da peça, começa com o filho de Harry Potter, Alvo Potter, prestes a embarcar para a escola de magia de Hogwarts, a mesma onde o pai estudou.

O menino aparece na cena com medo de ficar longe dos pais, porque ouviu do irmão mais velho, Tiago, que não receberia cartas dos pais.

Na cena também aparecem Harry e Gina Weasley, sua mulher. O bruxo ensina o filho a chegar à Plataforma de trem 9 3/4, lugar mágico que, na história, é acessado atravessando uma parede.

Na cena seguinte, já aparecem também dois personagens famosos da serie, Rony e Hermione, agora casados.


Endereço da página:

Links no texto: