Folha de S. Paulo


Análise

Série da Netflix sinaliza auge de manipulação do público

A maior graça da série "Stranger Things" é se dar conta da precisão alcançada pelo algoritmo da Netflix.

Essa ferramenta é mais conhecida no Facebook, ao destrinchar o comportamento dos usuários com fotos, notícias, amigos para oferecer conteúdo e publicidade sob medida.

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Cena da série sobrenatural da netflix Stranger Things com Winona Ryder ***DIREITOS RESERVADOS. NÃO PUBLICAR SEM AUTORIZAÇÃO DO DETENTOR DOS DIREITOS AUTORAIS E DE IMAGEM***
Winona Ryder em cena da série sobrenatural "Stranger Things"

Na Netflix, a estratégia inicial era melhorar indicações de filmes e programas de TV.

Mas o que 83 milhões de assinantes em 190 países viram, deixaram de ver, pausaram, criticaram, elogiaram ou demoraram para assistir têm mais potencial que só abastecer a versão moderna de um balconista de videolocadora.

Em 2012, o serviço on-line de filmes e programas de TV lançou sua primeira série, "Lilyhammer". Desde então, aprimorou suas produções, a partir das informações colhidas, e agora está em seu maior patamar de manipulação.

A tecnologia supera com facilidade as pesquisas de opinião e os birôs de tendência.

Se a experiência estética pressupõe certa surpresa, o resultado não será nada além de frustrante. Público e crítica, porém, não demonstram estar preocupados, por ora.

"Stranger Things" parece ser o exemplo mais simbólico disso. A história em torno do sumiço de um garoto se resume a copiar com habilidade elementos carismáticos de filmes clássicos dos anos 1980.

Clichê eficiente, tornou-se uma das séries mais populares e elogiadas da atualidade.

A estratégia da Netflix vem ganhando terreno. Em um ano, o número de indicações de suas produções ao principal prêmio da TV americana (Emmy) passou de 34 para 54.

A nota média do público para 74 obras da empresa no IMDB, maior site de audiovisual do mundo, é 7,5. Curiosamente, parece ainda não funcionar ainda para filmes –a avaliação média cai para 6,1.


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