Folha de S. Paulo


Rico material compensa jeitão de TV de biografia do futebol

Muitos documentários brasileiros recentes parecem deslocados quando exibidos em uma sala de cinema. Produtos claramente televisivos, costumam provocar (ao menos neste crítico) a terrível impressão: "puxa, na TV ele alcançaria muito mais pessoas, para que ocupar espaço no cinema?"

"Miller & Fried: As Origens do País do Futebol" tem um pé nesse grupo. Com participação da Globo Filmes, da GloboNews e da Olé Filmes, o longa por vezes assemelha-se a um enorme comercial de televisão. O outro pé o coloca em melhor posição no campo: a investigação sobre nosso passado.

Divulgação
CENA DO FILME DOCUMENTARIO Miller & Fried - As origens do pais do futebol [Brasil, 2016], de Luiz Ferraz (Dist. propria). Genero: documentário. ***DIREITOS RESERVADOS. NÃO PUBLICAR SEM AUTORIZAÇÃO DO DETENTOR DOS DIREITOS AUTORAIS E DE IMAGEM***
Em cena de "Miller & Fried: As Origens do País do Futebol", Paulistano enfrenta a França em 1925

Vemos o contexto em que viveram e jogaram Charles Miller (1874-1853), homem que trouxe o futebol da Inglaterra no final do século 19, e Arthur Friedenreich (1892-1969), nosso primeiro grande craque.

Dirigida por Luiz Ferraz, esta investigação sobre dois grandes homens pode assim encantar não só o fã do esporte em questão, mas também, e principalmente, quem tiver interesse em nossa história.

O filme começa com imagens atuais de São Paulo. Cenas de futebol amador em câmera lenta homenageiam esse esporte que se confunde com arte, e ao mesmo tempo evocam um aspecto publicitário, no qual a técnica transcende a estética cinematográfica.

Logo entram os entrevistados. O primeiro, Carlos Miller Junior, é neto de Charles Miller. Depois vêm Luiz Carlos Duarte, biógrafo de Friedenreich, os jornalistas Paulo Vinícius Coelho, Celso Unzelte e Marcelo Duarte, entre outros.

Como Miller e Fried são paulistanos da gema, o filme tem esse lado "futebol paulista", com pouco espaço para times de outros Estados, o que pode incomodar alguns.

Em certa altura, falam da rivalidade com o futebol carioca. Essa rivalidade, contam, seria a responsável pela não convocação de Friedenreich para a primeira Copa do Mundo, em 1930.

É uma entre várias histórias fascinantes que nos são contadas, enriquecidas por um precioso material de arquivo (sempre o melhor nesse tipo de filme).

"Miller & Fried" compensa seu jeitão de programa de TV pelo que mostra da história do Brasil. A maneira como o futebol permeia essa história é seu grande trunfo.

MILLER & FRIED: AS ORIGENS DO PAÍS DO FUTEBOL
DIREÇÃO Luiz Ferraz
PRODUÇÃO Brasil, 2016, livre
QUANDO: Estreia nesta quinta (28)


Endereço da página: