Folha de S. Paulo


MinC anuncia Oswaldo Massaini Filho como novo diretor da Cinemateca

Oswaldo Massaini Filho foi confirmado pelo Ministério da Cultura como o novo diretor da Cinemateca.

Massaini atuou no ramo da distribuição de filmes e hoje se dedica ao setor financeiro, principalmente com captação de projetos audiovisuais.

Ele é filho de Oswaldo Massaini (1920-1994), produtor que levou a Palma de Ouro em Cannes por "O Pagador de Promessas" (1962), de Anselmo Duarte. Massaini Filho é também irmão de Aníbal Massaini Neto, diretor do documentário "Pelé Eterno" (2004).

Reprodução/Facebook
Oswaldo Massaini Filho ORG XMIT: RENScGiEDMeTBfLxTiU4 ***DIREITOS RESERVADOS. NÃO PUBLICAR SEM AUTORIZAÇÃO DO DETENTOR DOS DIREITOS AUTORAIS E DE IMAGEM***
Oswaldo Massaini Filho, novo diretor da Cinemateca

A Folha entrou em contato com Massaini, que confirmou o convite, mas disse que só irá se manifestar após a nomeação.

O nome de Massaini não foi bem recebido no meio. Para a Associação Brasileira de Preservação Audiovisual, "é alarmante", já que é um nome que, embora ligado ao cinema, não tem "nenhum histórico de relação com a área de preservação audiovisual", divulgou em nota.

Ícaro Martins, diretor da Associação Paulista de Cineastas, disse não conhecê-lo, mas chamou as exonerações no órgão de "uma nova rasteira".

Danilo Verpa/Folhapress
SAO PAULO - SP - 20.04.2013 - Cinemateca Brasileira, em São Paulo, que tem diversos postos de trabalho vazios, devido a onda de demissoes ocasionada pela crise administrativa. (Foto: Danilo Verpa/Folhapress, ILUSTRADA)
Fachada da Cinemateca Brasileira, em São Paulo

Na manhã desta terça (26), o ministério publicou no "Diário Oficial" a exoneração de 70 funcionários em cargos de comissão na pasta, incluindo toda a cúpula da Cinemateca. Foram demitidos Olga Futemma, que coordenava a entidade, além de Alexandre Myazito, Nancy Hitomi Korim, Adinael Alves de Jesus e Daniel Oliveira Albano.

Todos detinham cargos comissionados, contratados antes de Calero assumir. Segundo o MinC, os demais cargos exonerados serão ocupados preferencialmente por servidores de carreira.

A Cinemateca é a entidade responsável pela preservação do acervo audiovisual brasileiro e já chegou a contar com cerca de 150 funcionários até 2013. Hoje, são em torno de 30 -todos ocupando cargos técnicos e admitidos por meio de um contrato com a Acerp, Organização Social que atualmente gere as contratações no órgão.


Endereço da página:

Links no texto: