Folha de S. Paulo


Filme sobre atentado na França é retirado dos cinemas após ataque

Divulgação
Cena do filme 'Bastile Day
Cena do filme 'Bastile Day'

O filme americano "Bastille Day", do diretor James Watkins ("A Mulher de Preto" e "Sem Saída"), foi retirado da programação das salas de cinema na França após o atentado que matou dezenas de pessoas em festa do Dia da Bastilha, em Nice, na última quinta-feira (14) .

O longa, que desde 13 de julho estava em cartaz em 230 salas no país —véspera do atentato em Nice—, trata de um jovem francês que prepara um atentado no dia 14 de julho. A narrativa apresenta um agente da CIA enviado a Paris para impedi-lo.

De acordo com um porta-voz da distribuidora StudioCanal, Antoine Banet-Rivet, o filme saiu da programação "por respeito às vítimas e suas famílias".

No dia seguinte ao atentado, contudo, não havia planos de retirar o filme do circuito. Segundo o site da revista "Hollywood Reporter", a distribuidora havia optado pela retirada apenas das peças publicitárias do longa. No cartaz para a França, o filme era vendido sob a frase "este ano, eles são o fogo de artifício".

O filme conta a história da investigação policial de uma explosão em Paris. A hipótese de terrorismo acaba sendo descartada, e a narrativa passa a perseguir um caso de corrupção das autoridades.

Sem data para estrear no Brasil, o filme é protagonizado por Idris Elba ("Beats of No Nation" e "Luther") e Richard Madden (mais conhecido pelo papel de Robb Stark da série "Game of Thrones").


Endereço da página:

Links no texto: