Folha de S. Paulo


análise

'Game of Thrones' segue reinando em Emmy repetitivo

Rumo aos episódios finais, "Game of Thrones" segue absoluta entre os votantes do Emmy, acumulando 23 indicações para o prêmio máximo da TV americana, anunciadas nesta quinta (14). É uma a menos do que em 2015, quando metade virou troféu.

A primazia da produção da HBO assinada por DB Weiss e David Banioff é tamanha que o drama político-fantástico tem parte do elenco e episódios distintos se digladiando nas mesmas categorias.

Entre as atrizes coadjuvantes, aparecem Lena Headey (Cersei), Maisie Williams (Arya) e Emilia Clarke (Daenerys), em uma competição injusta com as duas últimas dadas as camadas no papel e na interpretação da primeira.

Na versão masculina, competem o laureado Peter Dinklage (Tyrion) e Kit Harington (Jon), embora esse prêmio devesse ir para Jonathan Banks, o Mike de "Better Call Saul", na quarta indicação (ele concorrera com Mike também em "Breaking Bad" e, em 1989, por "O Homem da Máfia").

Metade dos dez episódios da temporada foram lembrados, e "A Batalha dos Batardos" somou cinco indicações, incluindo direção e edição.

Como nos últimos cinco anos, "House of Cards", "Homeland" e "Donwnton Abbey" competem, além de "Better Call Saul" (que disputa desde 2015, herdando a vaga de "Breaking Bad").

A surpresa em drama coube à ótima "The Americans", inédita na categoria principal. É ela e a outra novidade -"Mr Robot", a melhor estreia de 2015 e cuja segunda temporada acaba de começar nos EUA- as únicas que oferecer desafio a "GoT".

Nas demais categorias, há pouca novidade. A principal inovação é ver Jerry Seinfeld e sua websérie de entrevistas com comediantes "Comedians in Cars Getting Coffee", que na última temporada incluiu Barack Obama, concorrer com cânones dos talk shows noturnos como Jimmy Fallon, Jimmy Kimmel e o espetacular John Oliver.

Canais pagos na TV e on-line continuam a escalada de superação das emissoras abertas na comédia (4X2 no placar de indicações, com aposta forte em "Veep").

Em minisséries, categoria que condensa o que há de ousado na TV, sobressai uma série à moda antiga, "The Night Manager" (AMC), diante do domínio de "O Povo Contra OJ Simpson" e "Fargo".

Levam o voto da colunista os atores de drama Rami Malek ("Mr. Robot") e Robin Wright ("House of Cards") e Thomas Middleditch ("Sillicon Valley") e Julia Louis-Dreyfus ("Veep") na comédia.

A premiação ocorre em 18 de setembro, 20h (Brasília).


Endereço da página:

Links no texto: