Folha de S. Paulo


crítica

Elenco sustenta ilusionismo de Stephen Frears em 'Florence'

assista ao trailer

Dois filmes, dois diretores, uma história. "Florence - Quem É Essa Mulher?" retrata a mesma personagem que inspirou "Marguerite", dirigido pelo francês Xavier Giannoli, que estreou no Brasil há duas semanas.

A coincidência dessa vez favorece menos o diretor britânico Stephen Frears, que já foi beneficiado em outro momento quando o seu "Ligações Perigosas" (1988) chegou às telas antes e apagou as qualidade de "Valmont - Uma História de Seduções" (1989), filmado por Milos Forman a partir do mesmo romance de Laclos.

Comparar os dois filmes é valioso para quem estuda audiovisual e busca identificar o efeito de distintas condições de produção, opções de roteiro, construção de personagens e escolhas de direção.

O espectador desatento às formas também terá prazer em assistir a filmes que poderiam ser réplicas, mas cujas qualidades próprias os tornam tão diferentes.

Divulgação
Meryl Streep em cena do filme 'Florence'
Meryl Streep em cena do filme 'Florence'

O subtítulo do filme de Frears explicita o problema da identidade subjacente à situação da ricaça Florence Foster Jenkins (interpretada por Meryl Streep), personagem real que supunha ser uma grande cantora de ópera sem ter as mínimas condições para isso.

O interesse de Frears não é denunciar o ilusionismo, desmontar a construção da personagem com doçura cruel, como faz "Marguerite". Nos filmes do britânico, a fantasia, seja o desejo sexual, seja a que os outros fazem a nosso respeito, é um recurso básico de sobrevivência.

Nesse baile de máscaras em que todo mundo tem mais de uma face sem que nenhuma precise ser a verdadeira, muito depende de um elenco capaz de nos fazer crer na ilusão.

Hugh Grant, no papel do fiel marido, St Clair, e Simon Hellberg, como o frágil pianista McMoon, estão mais que perfeitos. Só Meryl Streep, sem deixar de ser fantástica, às vezes exagera no tom.

FLORENCE - QUEM É ESSA MULHER?
(Florence Foster Jenkins)
DIREÇÃO: Stephen Frears
ELENCO: Meryl Streep, Hugh Grant
PRODUÇÃO: Reino Unido, 2016, 10 anos
QUANDO: em cartaz


Endereço da página:

Links no texto: