Folha de S. Paulo


Com hotéis mais vazios em Paraty, Flip ainda tem ingressos para nove mesas

Não são só os hotéis, mas também as mesas ainda têm espaços vazios. Às vésperas da 14ª Flip (Festa Literária Internacional de Paraty), que tem início nesta quarta-feira (29), ainda há ingressos para nove das 21 mesas da programação principal.

Nesta quinta-feira (30), restam lugares para a primeira mesa, que reunirá Annita Costa Malufe, Laura Liuzzi e Marilia Garcia, intitulada "A Teus Pés". Também há espaço para o debate entre o italiano Francesco Careri e Lúcia Leitão e para a mesa com Álvaro Enrigue e Marcílio França Castro.

Chamada Flip

Entre as demais com vagas, estão a de Gabriela Wierner e Juliana Frank, e o encontro com Leonardo Fróes.

O vazio se repete na taxa de ocupação de hotéis de Paraty, cuja previsão é de 77% –a cidade tem 15 mil leitos disponíveis em quase 600 hotéis e pousadas. "Está muito visível que as pessoas andam cautelosas [com a crise]", diz Wladimir Santander, secretário de Turismo de Paraty.

No ano passado, afirma ele, a taxa de ocupação foi de 82%. Em 2014, superior a 90%. O secretário lembra de edições anteriores da festa, quando havia quem se hospedasse até em Ubatuba (litoral norte de São Paulo), a 72 km da cidade fluminense.


Endereço da página:

Links no texto: