Folha de S. Paulo


Artista Adriana Varejão acusa revista 'Vogue' de plágio

Fotomontagem
Obra de Adriana Varejão e capa da revista Vogue
Obra de Adriana Varejão e capa da revista Vogue

Em sua conta no Instagram, a artista Adriana Varejão acusou a revista "Vogue" de plagiar uma das telas de sua série "Saunas" na capa da edição que chega agora às bancas, em que modelos posam num cenário todo azulejado, típico das obras da artista.

"Essa revista copiou minha pintura e fez gato e sapato dela sem o menor pudor", escreveu Varejão na rede social. "Falta de respeito!"

Logo em seguida, a revista respondeu à artista pelo Instagram. "A 'Vogue' em nenhum momento ignorou a inspiração que motivou o cenário da capa", escreveu o perfil oficial da "Vogue". "Publicamos uma foto da sua obra na revista, inclusive, você não deve ter visto. Temos grande admiração por seu trabalho, a revista sempre prestigiou sua obra e a intenção aqui foi fazer uma homenagem."

Após a resposta da "Vogue", Varejão publicou uma nova foto no Instagram com uma imagem de uma página interna da revista mostrando sua obra. Na legenda, ela afirmava que não foi "contactada antes pela Vogue por isso minha surpresa e indignação quando vi a capa. A revista ainda não está nas bancas e só há pouco tive acesso a imagem da parte interna com menção ao meu nome e foto da minha pintura".

"O correto seria terem me consultado antes, o que não fizeram. Acho um desrespeito a mim e a todos os artistas a questão do direito autoral ser tratada de maneira tão leviana e de forma tão recorrente, por isso resolvi me manifestar. A Vogue já me contactou e se desculpou pelo uso não autorizado da minha obra. Da minha parte a questão está encerrada."


Endereço da página: