Folha de S. Paulo


Leitores deixaram fé de lado para aceitar meu livro, diz Jojo Moyes

Em 2014, "Como Eu Era Antes de Você" entrou pela primeira vez, meio de penetra, na lista dos livros de ficção mais vendidos da Folha. O romance da britânica Jojo Moyes, 46, não encontrou espaço entre os títulos açucarados de John Green.

Mais de um ano separava a estreia no ranking do lançamento, sem alarde, em 2013. Foram precisos outros dois anos para que o título fosse de azarão a líder editorial.

Em fevereiro deste ano, quando emplacou a primeira de suas 20 semanas como a ficção mais vendida do país até agora –seguido de perto por "Depois de Você", sua continuação. Ambos são editados no Brasil pela Intrínseca.

Com Emilia Clarke (a Daenerys de "Game of Thrones") e Sam Claflin como amantes desafortunados, a adaptação para o cinemas com roteiro da própria autora atraiu 736 mil brasileiros na semana de estreia, em 16 de junho.

Antes de vender 9 milhões de exemplares, Moyes foi jornalista em Hong Kong, no diário "South China Morning Post", e no inglês "The Independent". Trocou as redações por mamadeiras e fraldas –"tive um bebê, esperava outro, e percebi que seria difícil conciliar– e precisou de terapia para desapegar da profissão.

À época, Moyes já engavetara outros dois romances, rejeitados pelas editoras. Em 2002, "Em Busca de Abrigo", sua quarta tentativa, encontrou um selo, mas saiu sem alarde. "Escrever era um vício. Quando vendia pouco, minha preocupação encontrar modos de continuar."

"Como Eu Era Antes de Você" segue à risca o receituário dos romances água com açúcar. Louisa Clark, a heroína, é modesta, morena e mediana em quase tudo.

Pobre, ela aceita trabalhar como cuidadora de Will Traynor, playboy escandalosamente bonito, rico, mimado e aposentado por invalidez após um acidente de moto deixá-lo tetraplégico. Como prega a cartilha, a boa moça e a alma atormentada se apaixonam. Então ele decide morrer.

Apesar do afeto de Louisa, Will não aceita sua condição de tetraplégico. Sob protestos da amada, ele recorre a uma clínica da Suíça para realizar um suicídio assistido.

"Se eu tivesse optado por um final hollywoodiano, o livro não ressoaria da mesma forma", argumenta a autora.

Dentro e fora das páginas, o suicídio assistido ainda é tabu. No Brasil, a prática é vedada pelo Código de Ética Médica, e considerada crime pelo Código Penal, sujeito a reclusão de dois a seis anos. A proibição é comum à maior parte dos países cristãos, que alçaram "Como Eu Era Antes de Você" a best-seller.

"Fiquei impressionada com o modo como os leitores deixaram de lado suas crenças religiosas e preconceitos para aceitar [o livro] como a história de um casal em uma situação muito humana, que suscita o debate sobre o que eles fariam se estivessem na mesma situação", diz Moyes.

Como Eu Era Antes De Você
Jojo Moyes
l
Comprar

Nem melodrama, nem felizes para sempre. A história de Louisa e Will é sobre amar e seguir adiante, mote que inspirou "Depois de Você". Como o título adianta, a continuação publicada em fevereiro narra como a heroína tocou a vida após os eventos do primeiro livro.

'COMO EU ERA ANTES DE VOCÊ' E 'DEPOIS DE VOCÊ'
AUTORA Jojo Moyes
EDITORA Intrínseca
QUANTO R$ 34,90, 320 págs. ('Como Eu Era Antes de Você'); R$ 39,90, 320 págs. ('Depois de Você')


Endereço da página:

Links no texto: