Folha de S. Paulo


Bill Cunningham, lendário fotógrafo de moda, morre aos 87 anos

Carlo Allegri/Reuters
New York Times photographer Bill Cunningham crosses the street after taking photos during New York Fashion Week in the Manhattan borough of New York September 6, 2014. REUTERS/Carlo Allegri/File Photo ORG XMIT: NYC107
Bill Cunningham, fotógrafo do "New York Times", durante a semana de moda nova-iorquina, em 2014

Bill Cunningham, icônico fotógrafo de moda do "New York Times", morreu aos 87 anos neste sábado (25) em Nova York. A informação foi confirmada por Eileen Murphy, porta-voz do jornal americano.

Nascido em Boston, o fotógrafo —conhecido por seus retratos da gente comum pelas ruas da cidade— foi hospitalizado recentemente após ter sofrido um derrame.

Cunningham era conhecido por sua jaqueta azul, espécie de marca registrada, e circular de bicicleta com uma pequena câmera presa à cintura, dentro de uma bolsa.

Depois de servir ao exército, Cunningham escreveu artigos sobre moda para o "Chicago Tribune" e, depois, começou a fotografar as pessoas na rua. Uma foto que conseguiu por acaso da atriz Greta Garbo fez com que o "Times" prestasse atenção em seu trabalho e, em 1978, ele começou a publicar séries de fotografias no jornal.

O fotógrafo foi tão importante para a cidade que, em 2009, o departamento de conservação dos marcos de Nova York o considerou uma "lenda viva". A revista "New Yorker" descreveu seus trabalhos nas colunas "On the Street" e "Evening Hours" como um "álbum do ano não oficial" nova-iorquino, uma "exuberante, e às vezes constrangedora, crônica sobre nossa aparência".


Endereço da página: